Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


MEIO AMBIENTE E URBANISMO

natal.rn.gov.br » Meio Ambiente e Urbanismo » SEMURB – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

  • Propostas de Regulamentações


No Plano Diretor Lei Complementar No 082, de 21 de junho de 2007

Art. 93 - O Sistema de Planejamento e Gestão Urbana do Município compõe-se, nos termos do que dispõem as normas federais de desenvolvimento urbano e a Lei Orgânica do Município do Natal, de órgãos ou unidades administrativas de planejamento, política urbana e meio ambiente, trânsito, transporte e mobilidade urbana, habitação de interesse social e saneamento ambiental.

§1o - A participação da população será assegurada no Sistema de Planejamento e Gestão Urbana do Município, por representantes do Poder Público e da sociedade civil organizada, através da indicação por seus pares, mediante composição paritária garantindo os critérios de diversidade, pluralidade e representatividade, e através dos seguintes conselhos:

I - Conselho da Cidade do Natal – CONCIDADE
II - Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente – CONPLAM
III - Conselho Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos – CMTTU
IV - Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social – CONHABIN
V - Conselho Municipal de Saneamento Básico - CONSAB



A Prefeitura do Natal visando à máxima transparência e participação social está realizando as audiências para regulamentação das Zonas de Proteção Ambiental 06, 08, 09 e 10 e revisão das ZPA´s 03 e 04, da Operação Urbana da Ribeira e instituição do Plano Setorial Sul – Ponta Negra, Capim Macio e Alagamar. A metodologia e o fluxograma dos trabalhos vêm sendo construídos em conjunto com a população e a sociedade civil organizada ao longo destes fóruns de debate e contribuições. Como conseqüências destas discussões, neste site encontram-se o fluxograma, as contribuições da sociedade, as propostas da SEMURB e outros documentos importantes na discussão.

Aqui nesta seção serão apresentadas as Atas Sumárias das audiências. O objetivo é que elas sirvam de resenhas de forma a orientar ao leitor dos principais assuntos abordados em cada dia. As contribuições foram concentradas por assunto nos textos, e encaminhamentos não fim deste. As audiências vêm sendo filmadas para que se tenha a garantia da documentação de todas as falas na íntegra de maneira que quem precisar de informações detalhadas das contribuições ou queira estudar os discursos institucionais apresentados poderá requerer junto a SEMURB uma cópia da filmagem. O objetivo das Atas Sumárias é ser um texto rápido e informativo dos trabalhos do dia.

A Prefeitura acredita que disponibilizando todos os documentos do processo junto com as propostas, as documentações e os vídeos de cada audiência, cada processo de minuta desenvolvido estará garantindo a transparência e a divulgação das informações necessárias a sua crítica e esclarecimento.

Audiências anteriores:

1/06/11 - Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs 03, 04, 06, 08, 09 e 10)

3/06/11 – Instrumentos de Ordenamento Urbano

21/12/2011 – ZPA 06 - Morro do Careca

22/12/2011 – Operação Urbana Consorciada Centro Histórico

Zonas de Proteção Ambiental e Instrumentos de Ordenamento Urbano

08/02/2012 – ZPA 10 - Farol de Mãe Luiza

15/02/2012 – Planos Setoriais

21/03/2012 – ZPA 08 - Mangue

28/03/2012 – ZPA 09 - Ecossistema de Lagoas e Dunas ao Longo do Rio Doce

A Modernização Administrativa no âmbito da Prefeitura Municipal do Natal (MODERNATAL) é um conjunto de ações no sentido de dotar a administração de instrumentos mais eficazes, pautados na sustentabilidade e na Gestão Inteligente, que resultem em uma melhoria contínua dos serviços prestados aos cidadãos.

Foram contratados os Serviços de Consultoria para Consolidação e Atualização da Legislação Urbanística e Ambiental, dentre outros. O respectivo contrato está em fase final de execução, sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM.

Preocupada em difundir e compartilhar as informações ligadas ao já mencionado processo de modernização administrativa (MODERNATAL), a Prefeitura Municipal está iniciando uma série de debates e audiências públicas, bem como disponibilizando as versões preliminares dos produtos que serão apresentados e discutidos nas reuniões (veja os produtos na aba “Atualização da Legislação”).


Telefones: 3616-9915 (SAIPUA) ou 3605-9959 (SPPUA).

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css