Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


CULTURA E ARTE

natal.rn.gov.br » Cultura e Arte » Núcleo de Eventos Especiais

  • Núcleo de Eventos Especiais



O Núcleo de Eventos Especiais desenvolve os eventos periódicos da FUNCARTE (mensais, trimestrais e anuais).


RETRATO SONORO



O Projeto Retrato Sonoro representa a possibilidade de o público conhecer a influência que teve uma determinada vivência de um cantor nas suas escolhas musicais. Tanto lugares quanto ritmos do Brasil são apresentados através de músicas e de imagens transmitidas por um telão. A metáfora “retrato sonoro” remete, portanto, a um “retrato” feito através de canções.
Atualmente, o projeto Retrato Sonoro é realizado trimestralmente no Teatro Sandoval Wanderley.



POEMÚSICA:

O neologismo “poemúsica” indica a intenção do projeto: unir duas “moradas” da poesia —­ a do papel e a das vozes. Enfatizando sempre o texto, e não a melodia, esse projeto apresenta ao público poetas e letristas consagrados que, num determinado momento de suas vidas, encontraram na música uma maneira de expressar as suas composições.

O Projeto Poemúsica é dividido em duas partes: num primeiro momento, o artista convidado faz um recital de suas poesias; em seguida, canta suas letras, acompanhado de um violão.
Atualmente, o Poemúsica é realizado trimestralmente, sempre no Teatro Sandoval Wanderley.



DANÇARTE



O Projeto Dançarte apresenta ao público duas vertentes do balé: a clássica, representada pela Escola Municipal de Balé Professor Roosevelt Pimenta e a contemporânea, representada pelo Balé da Cidade do Natal. Tendo o objetivo de mostrar o trabalho desenvolvido pelos bailarinos, incentivando-os a aperfeiçoar, no palco, a expressão artística individual, o projeto é uma forma de democratizar a cultura, já que tem como público-alvo os alunos da rede pública de ensino.


O Dançarte é realizado mensalmente no Teatro Sandoval Wanderley.



SEXTA DA VIOLA:

O Projeto Sexta da Viola tem como principal objetivo promover o resgate das cantorias de versos, muito comuns no sertão do Nordeste. Destinado a um público específico —­ os apologistas —­, esse projeto é realizado de uma maneira bastante peculiar: os admiradores formam um semicírculo ao redor dos poetas-repentistas, que realizam a chamada cantoria “pé-de-parede”. Nessa modalidade, freqüentemente utilizada após o fim dos festivais de violeiros, os poetas fazem suas apresentações para um pequeno grupo de apologistas. Os cantadores ficam encostados numa parede, sentados em duas cadeiras, sem recurso de som ou palco de cantoria. Duas duplas apresentam-se em cada edição do Sexta da Viola, compondo os desafios através dos variados gêneros de cantorias (sextilhas, sete linhas, mourão, galope à beira-mar).


O projeto Sexta da Viola é realizado mensalmente no Teatro Sandoval Wanderley.



SANFONAS DO BRASIL



O Projeto Sanfonas do Brasil apresenta ao público a universalidade da sanfona, mostrando-lhe as diversas possibilidades desse instrumento.  Atualmente, é realizado trimestralmente no Teatro Sandoval Wanderley.


DANÇAS POTIGUARES




O Projeto Danças Potiguares tem como objetivo incentivar as pesquisas folclóricas e coreográficas sobre as danças populares do Rio Grande do Norte. Resgatando a cultura do RN, esse projeto pretende, ainda, ressaltar a importância da valorização das tradições do estado.


O Danças Potiguares é realizado mensalmente no Teatro Sandoval Wanderley.



CARNAVAL



A Prefeitura do Natal, por meio da FUNCARTE, realiza o Carnaval Multicultural na Cidade do Natal, abrangendo diferentes pólos, com shows musicais, bandas de frevo, blocos, troças carnavalescas, escolas de samba e tribos de índios.



FESTEJOS JUNINOS




A Cidade do Natal tem observado, nos últimos anos, um interesse crescente em suas festas tradicionais, especialmente no período chamado “junino”. Esse fato vem registrando uma curiosidade: seus habitantes, independentemente de faixa etária e de classe social, saem, nessa época, na busca de entretenimento em outros centros, principalmente de outros Estados nordestinos, que oferecem um “São João” alegre, bem estruturado e com tendência a um crescimento progressivo. Infelizmente, com eles vão os expoentes de nossas tradições potiguares, que são os responsáveis pela guarda do nosso acervo de cultura popular, ou seja, os artistas e os grupos, à procura de suas sobrevivências em mercados mais receptivos ao seu produto cultural.


Por isso, a Prefeitura do Natal, através da FUNCARTE, está, a cada ano, ampliando a estrutura dos Festejos Juninos na Cidade e atendendo à população de todas as zonas de Natal.



ENCONTRO NATALENSE DE ESCRITORES

O Encontro Natalense de Escritores é um evento inédito na nossa Cidade, haja vista que primará pela discussão do momento atual da literatura no nosso País: formas de linguagens, temáticas, público-alvo e público atingido.


O evento ocorrerá durante três dias de novembro de 2006, em uma estrutura climatizada montada no Largo da Rua Chile. Terá como atrativo tanto para a mídia como para o público a presença provável de grandes nomes da literatura brasileira, como João Ubaldo Ribeiro, Zuenir Ventura, Marina Colasanti, Afonso Romano de Sant’Anna, Luis Fernando Veríssimo, Inácio Loyola Brandão, Rui Castro e Ferreira Gullar e também de valores literários consagrados do nosso Estado: Nei Leandro de Castro, Humberto Hermenegildo, Marise Castro e os novos escritores da Cidade com visível atuação, denominados “Jovens Escribas”.
O encontro terá acesso gratuito com senhas distribuídas antecipadamente, sobretudo para professores e alunos da rede municipal de ensino. A estimativa de público é de seis mil pessoas.



FESTNATAL

Em sua 16ª edição, cuja Mostra Competitiva de Longa-Metragem será realizada no período de 3 a 10 de novembro de 2006, o FestNatal, após a consolidação como um evento cinematográfico e jornalístico de alcance nacional, dará início a sua fase de internacionalização.


Sem prejuízo à Mostra Competitiva de Filmes Brasileiros e às homenagens aos nossos artistas e cineastas, estão programadas duas Mostras Internacionais, enfocando as cinematografias portuguesa e espanhola.


Neste ano, o evento potiguar inovará e ampliará, numa iniciativa artística pioneira no Nordeste, o seu raio de ação cultural-artístico com a sua internacionalização.


A nova etapa do FestNatal somente está sendo viabilizada através do apoio da Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes. O Prefeito Carlos Eduardo Alves é o Presidente de Honra do FestNatal de 2006.



AUTO DO NATAL




O Auto do Natal consiste na montagem de um espetáculo que conta, de forma dramatizada, o nascimento de Jesus Cristo e a história dos seus antecedentes, num espetáculo multifário, que equivale a desafiar a própria história do Cristianismo. Ainda mais quando o espetáculo se passa na Cidade-presépio fundada na mesma data de nascimento do Deus Menino.


O Auto do Natal é realizado desde 1998. Em 2006, o Auto aposta na diversidade cultural norte-rio-grandense e nordestina, com suas imbricações para a Península Ibérica e para a Palestina, com o fito de oferecer ao público um espetáculo rico do ponto de vista artístico, cultural e etnográfico, valorizando ainda, e sobretudo, o trabalho do ator enquanto centro de atenção da arte teatral.


A equipe do Auto do Natal também optou por valorizar o elemento humano norte-rio-grandense, como forma de incentivar a formação artística e intelectual do ator, do músico e do bailarino local. Com esse foco no artista potiguar, pensamos que estamos contribuindo para a valorização e a democratização da cultura local aberta a todos quantos dela possam participar e usufruir. 



REVÈILLON

A Prefeitura do Natal, através da FUNCARTE, comemora a passagem do ano na Cidade com programações em quartos pólos distintos: Redinha, Centro Histórico, Praia do Meio e Ponta Negra.  Em cada local, são realizados shows de artistas potiguares, apresentações de grupos de tradição popular e queima de fogos no dia 31 de dezembro de 2006.


Telefone: 3232-8143
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css