Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


CULTURA E ARTE

natal.rn.gov.br » Cultura e Arte » Núcleo de Música

  • Núcleo de Música





O Núcleo de Música da FUNCARTE coordena as atividades da Banda Sinfônica Municipal da Cidade do Natal, fundada em 1982, e atua com cerca de 55 componentes, distribuídos em 7 pessoas de apoio, 47 músicos profissionais e um regente.



Vivendo uma nova fase, a Banda Sinfônica da Cidade do Natal está desenvolvendo um trabalho de valorização do repertório específico das bandas sinfônicas. Tendo como regente, desde fevereiro de 2005, o maestro João Batista, ou João da Banda, como é conhecido, a Banda passou por um processo de reposicionamento, proporcionado pela nova direção da Fundação Cultural Capitania das Artes.



Privilegiando um repertório que vai do popular ao erudito, a Banda Sinfônica da Cidade do Natal apresenta ao público três tipos de concerto por mês: um concerto educativo, um popular e um oficial. Tendo como objetivo difundir o universo instrumental das bandas sinfônicas, esses concertos têm atraído tanto pessoas que já apreciavam o trabalho da Banda quanto pessoas que ainda não conheciam esse universo.





O concerto educativo faz parte do projeto Cultura Viva, elaborado pela FUNCARTE com o propósito de levar às escolas da rede municipal de ensino manifestações artísticas variadas, e apresenta aos alunos um repertório misto; o concerto popular privilegia áreas da cidade que geralmente não têm acesso a apresentações culturais desse tipo, sendo realizado em praças, logradouros e outros tipos de espaço público com o intuito de formar platéia para o gênero musical e o concerto oficial, por sua vez, possui um programa mais extenso e geralmente recebe, como convidados, regentes de outros estados, sendo realizado preferencialmente no Teatro Sandoval Wanderley.



Durante todo o ano de 2005, a Banda Sinfônica apresentou ao público 6 concertos educativos, 13 concertos populares e 5 concertos oficiais. Bastante requisitada, a Banda apresentou-se em eventos diversos, sempre enfatizando as composições feitas especialmente para as bandas sinfônicas.



Segundo o maestro Roberto Farias (membro do conselho diretor da World Association for Symphonic Bands and Ensembles), que esteve em Natal para se apresentar como regente convidado no primeiro concerto oficial da Banda em 2005, a Banda Sinfônica da Cidade do Natal é a única do Nordeste que desenvolve um trabalho totalmente voltado para a valorização do seu repertório específico.



Retomando, também, o valor da música potiguar, a Banda Sinfônica tem executado peças de compositores como Tonheca Dantas e Felinto Lúcio Dantas, numa busca pelas origens da cultura do RN.



Pertencente à Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes, a Banda Sinfônica da Cidade do Natal é composta atualmente por 47 músicos, funcionários efetivos da Prefeitura, admitidos através de concurso público.


SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css