Apresenta-se, abaixo, o significado de cada item que compõe o Guia de Serviços da Prefeitura do Natal, os quais estão distribuídos conforme as seguintes categorias: Abas no site, Filtros de busca e Informações-padrão sobre os serviços.

ABAS NO SITE:

Ao clicar na aba Início, o cidadão será redirecionado para a página inicial do Guia de Serviços;

Nesta aba, é possível acessar informações como: o objetivo do Guia, os tipos de informações existentes sobre os serviços, a periodicidade de atualização das informações do Guia e as formas de navegação pelo site;

Apresenta informações sobre o significado de cada um dos itens que compõem o Guia de Serviços, os quais estão distribuídos em três categorias: Abas no site; Filtros de Busca e Informações-padrão acerca dos Serviços;

Neste item, o cidadão poderá realizar o seu cadastro no Guia de Serviços, o que permitirá o envio de mensagens para o e-mail cadastrado todas as vezes que quaisquer informações do Guia passarem por atualização;

Na aba Contato, o cidadão poderá através do Fala Natal: i) enviar dúvidas e/ou sugestões acerca do Guia de Serviços; e ii) obter informações de contato telefônico de todos os Órgãos municipais. Para a primeira opção de contato, basta que o visitante informe o seu nome, cadastre o seu e-mail, indique o seu bairro e escreva a sua mensagem (dúvida e/ou sugestão). A resposta será enviada para o e-mail cadastrado.

Nesta aba, seja no on-line ou no off-line, você pode ter todas as informações do Guia de Serviços na palma da sua mão. Baixe agora a versão em pdf e saiba tudo sobre a nossa cidade! Clique aqui!

FILTRO DE BUSCA SIMPLES

O filtro de busca simples permite que o cidadão insira (escreva) a palavra-chave relacionada à informação que deseja obter, e, em seguida, clique no botão "filtrar".

FILTRO DE BUSCA AVANÇADA

Nos filtros de busca avançada, existem duas formas de pesquisar as informações desejadas. A primeira permite que o cidadão utilize apenas um dos quatro filtros disponíveis e clique no botão "filtrar". Já a segunda maneira permite que o cidadão selecione mais de um filtro por vez, formando uma pesquisa combinada. Por exemplo: Se o cidadão deseja saber quais serviços são de responsabilidade de um determinado Órgão municipal e, ainda, quais desses serviços são ofertados dentro do bairro em que reside, basta selecionar os filtros "Órgão responsável" (clicando no Órgão de seu interesse) mais "Bairro" (clicando no bairro que desejar) e, por último, clicando no botão "filtrar".

Abaixo, apresenta-se o significado de cada um desses filtros. Veja:

Ao selecionar este filtro, será possível pesquisar os serviços por área temática. Por exemplo: Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, etc;

Este filtro permite que a realização de pesquisa sobre os serviços a partir do Órgão municipal responsável. Por exemplo: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Secretaria Municipal de Mobilidade, etc;

Neste filtro, a população poderá pesquisar informações sobre os serviços ofertados em determinado bairro. É possível marcar mais de uma opção de bairro;

A partir deste filtro, o usuário poderá indicar o perfil em que melhor se enquadra. Dessa maneira, as informações serão filtradas considerando o perfil selecionado e o resultado da pesquisa mostrará os serviços que se encontram mais diretamente voltados para esse perfil de usuário. É possível indicar mais de um perfil por pesquisa. Por exemplo: Cidadão, Servidor, Empresa e Turista.

INFORMAÇÕES-PADRÃO SOBRE OS SERVIÇOS

  • O que é?

  • Nome do serviço: Denominação do serviço;
  • Quem pode utilizar este serviço?

  • Público-alvo: Indicação do público-alvo do serviço;
  • Etapas para a realização deste serviço

  • Documentos necessários: Lista os documentos necessários para a obtenção de atendimento ao serviço desejado;
  • Principais etapas da prestação do serviço: Apresenta os principais passos a serem seguidos pela população para o acesso ao serviço desejado;
  • Outras informações

  • Órgão responsável: Nome do Órgão municipal responsável pela prestação do serviço;
  • Área temática: Área à qual o serviço se relaciona;
  • Descrição do serviço: Apresentação do serviço e das suas características;
  • Perfil do usuário: Indica o perfil de usuário para o qual o serviço está mais diretamente voltado;
  • Tarifa: Informações sobre a existência de tarifas para acesso a determinado serviço;
  • Equipamentos do serviço: Informações gerais acerca dos equipamentos públicos (Nome do equipamento; Endereço; Horário de funcionamento; Contato telefônico; e Localização);
  • Legislação/norma que regula a prestação do serviço: Informa o número da legislação/norma que autoriza a prestação do serviço por parte da administração municipal;
  • Link do acesso on-line: Disponibilização de link para acesso direto à página específica do serviço (atendimento on-line);
  • Observação: Presta informações adicionais acerca do serviço pesquisado;
  • Links úteis: Informa links de acesso às páginas online que podem ser de interesse do cidadão;
  • Destaque: Campo destinado para informativos referentes aos serviços prestados pela Prefeitura do Natal;
  • Anexos: Campo destinado a inserção de materiais e documentos acessíveis para download, os quais estão vinculados ao serviço pesquisado.