natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A encenação do espetáculo O Pavão Misterioso no Teatro Alberto Maranhão (TAM), em duas sessões realizadas nesta sexta-feira (12), encerrou as atividades oficiais do Ballet Municipal Professor Roosevelt Pimenta em 2025 em grande estilo.
O espetáculo, inspirado no livro de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, é uma adaptação de um dos mais famosos cordéis nordestinos e, neste ano, foi apresentado em formato de dança pelo Ballet Municipal, com quase 200 bailarinos em cena.
Presente ao TAM, a secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, frisou a importância da apresentação dos produtos culturais da Prefeitura junto ao público. “Em 2026, veremos muito mais o Ballet e a Sinfônica de Natal em apresentações públicas e gratuitas pela cidade”, afirmou.
Segundo o coreógrafo e autor da montagem da peça, Dimas Carlos, O Pavão Misterioso fecha o ano do Ballet, mas não encerra o ciclo iniciado com uma nova metodologia de ensino, agora baseada no método da dança clássica russa Vaganova.
“Ao longo dos seus mais de 50 anos de história, o Ballet Municipal experimentou diferentes metodologias de dança: francesa, italiana e cubana. Mas agora adotamos o estilo da dança clássica russa, usado pelo Bolshoi, e iremos, em breve, mostrar o resultado desse trabalho”, explicou.
Dimas, que comanda há 11 anos o Núcleo de Dança da Funcarte, adiantou que um novo espetáculo montado pelo Ballet Municipal está em curso e irá mergulhar na história da arte, desde a criação da Commedia dell’Arte até os dias atuais.
“Hoje temos um formato acadêmico de ensino, em que técnica e arte caminham juntas de forma apurada. Daqui a alguns anos, formaremos a primeira turma. É um avanço inédito no Ballet da cidade”, ressaltou o coreógrafo. Ele destacou ainda que, neste ano, o Ballet atendeu 150 alunos e que, em breve, a Funcarte abrirá novas inscrições.
Para o público presente, a apresentação do Ballet trouxe encanto e representatividade. “É a oportunidade de levarmos nossos filhos para assistir a uma peça de qualidade e gratuita, com talentos também da idade dela no palco. É uma inspiração e um lazer. Está tudo muito bonito”, disse a funcionária pública Graça Oliveira, na plateia.
No próximo dia 28, uma suíte (apresentação encurtada) será apresentada no Passo da Pátria, com a presença do Ballet Municipal e da Banda Sinfônica de Natal em número reduzido, com duração aproximada de 15 minutos.