natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Nesta sexta-feira (12), a equipe da Unidade de Saúde Km-6 realizou um Pit Stop da Saúde, levando ações de cuidado e incentivo à prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para motoristas e motociclistas na região do Km-6.
A ação aconteceu no posto de gasolina Campo Belo e contou com a participação dos profissionais da unidade, entre eles médicos, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). Eles realizaram panfletagem com distribuição de materiais educativos sobre prevenção, além da entrega de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante para motoristas de carros, caminhões, ônibus, motoboys e pedestres que circulavam pelo local.
A enfermeira da unidade, Katya Gadelha, explica que o objetivo foi alcançar pessoas que muitas vezes não conseguem ir até uma unidade de saúde e, com a iniciativa, puderam receber orientações e informações sobre as doenças e suas formas de prevenção.
“Como o mês é alusivo ao combate às ISTs, e devido à grande circulação de pessoas diariamente aqui no entorno do posto, vimos uma oportunidade de trabalhar a prevenção dessas doenças tão graves, mas que têm tratamento disponível nos serviços de saúde do município”, destacou Katya.
O dia também contou com a oferta de testes rápidos para detecção de ISTs, realizados em um espaço montado na Farmácia Pedro Charles, onde os profissionais ofereceram acolhimento à população. “É importante que as pessoas realizem periodicamente esses exames. São testes simples, disponíveis em todas as unidades de saúde do município. Então convidamos todos a procurarem uma unidade e realizarem o teste; caso o resultado seja positivo, a equipe realiza o acompanhamento necessário”, explicou a enfermeira.
Dezembro Vermelho em Natal
O Dezembro Vermelho reforça as ações de prevenção, assistência e combate ao HIV/Aids e outras ISTs, além de enfrentar a discriminação e promover os direitos das pessoas que convivem com essas doenças.
Ao longo de dezembro, as unidades de saúde intensificam iniciativas que já são ofertadas durante todo o ano: distribuição de preservativos, testes rápidos, tratamento para sífilis e ações educativas.