natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Natal sediou, nesta terça-feira (18), o 1º Fórum Interinstitucional de Ouvidorias do SUS no Rio Grande do Norte. Reunindo representantes da Ouvidoria do SUS Natal, da Ouvidoria do SUS da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN) e da Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (OuvSUS), o encontro teve como objetivo discutir estratégias de melhoria dos serviços de saúde e fortalecer o diálogo e a integração entre as ouvidorias municipal, estadual e federal.
A secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), Sandra Raíssa Fernandes, esteve presente representando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal e reforçou a importância do espaço para a construção coletiva de diálogo e fortalecimento das práticas de escuta qualificada.
“É uma honra recebê-los. Que a troca de experiências que estamos realizando aqui hoje possa contribuir para o aprimoramento dos serviços oferecidos à população, que é o nosso principal objetivo. Reafirmo aqui nosso trabalho conjunto e o compromisso com a transparência, participação social e defesa dos direitos dos usuários do SUS”, disse Sandra.
O tema da primeira mesa do dia foi O Papel Estratégico das Ouvidorias no Fortalecimento do SUS, ministrada pela técnica da Coordenação de Atendimento ao Cidadão e das Ouvidorias do SUS (COACI/OuvSUS), Ísis Rháysa Alencar de Castro, que apresentou as políticas que norteiam as ouvidorias em todo o país.
Seguindo a programação, foi apresentado o painel Experiências e Desafios da Ouvidoria no RN e em Natal, reunindo representantes da SESAP/RN e da SMS Natal para expor a atuação local, casos e demandas recorrentes, discutir fluxos, desafios e avanços, e alinhar estratégias de trabalho e cooperação entre os entes.
A ouvidora do Sistema Único de Saúde (SUS) Natal, Francisca Rêgo, reforçou que o momento tem o intuito de valorizar esse espaço, que, além de ser um canal de comunicação, promove diálogo sobre o que precisa ser melhorado no cuidado e na assistência às pessoas, fortalecendo uma gestão mais participativa, com olhar ampliado para o controle social e valorização do Sistema Único de Saúde.
“Ao longo desse período em que estamos à frente da ouvidoria, estamos na luta para estruturá-la melhor e ampliar esse canal de comunicação entre a sociedade e a gestão, para sermos a voz do cidadão que busca cuidados e assistência. A ouvidoria se propõe a abrir esse canal de interlocução com todas as pessoas que atuam nas ouvidorias e com aquelas vinculadas a elas - gestores, colaboradores e representantes do controle social - para que possamos fortalecer as ouvidorias no nosso estado”, afirmou.
Durante a tarde, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir os desafios do dia a dia das ouvidorias e apresentar propostas e soluções para as demandas levantadas. O dia foi encerrado com a pactuação de ações conjuntas e definição dos próximos passos voltados a garantir melhor acolhimento ao usuário.
Ouvidoria do SUS Natal
A Ouvidoria do SUS é um canal de escuta criado para facilitar a comunicação entre cidadãos, serviços de saúde e gestão, visando promover melhorias na assistência prestada pelo Município. O órgão é responsável por acolher e analisar demandas de usuários e servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) e da sociedade em geral, incluindo solicitações de serviços, denúncias, irregularidades, pedidos de informação, sugestões, reclamações e elogios, estimulando o exercício da cidadania e contribuindo para o aprimoramento das instituições públicas de saúde.
O cidadão pode procurar a Ouvidoria SUS presencialmente na Rua Fonseca e Silva, 1129, Alecrim. Também é possível entrar em contato pelos números 3232-8006 (telefone) e 3232-8487 (telefone e WhatsApp), pelo Disque Saúde 136 ou pelo e-mail ouvidoriasusnatal@gmail.com
.