Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

07/11/2025 14:28
  • Estudantes do Sesi/Senai conhecem a Rede de Monitoramento Climático de Natal
Divulgação Semurb

Alunos das Escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) participaram, na tarde da última quinta-feira (6), de uma palestra sobre a “Rede de Monitoramento Climático de Natal”. O encontro, ministrado por técnicos do Setor de Monitoramento Climático da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), ocorreu no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

Cerca de 40 alunos, com idades entre 16 e 22 anos, tiveram a oportunidade de conhecer como é formada a rede de monitoramento climático e hidrológico de Natal, considerada um marco para a cidade. A iniciativa só se tornou possível após a sanção do novo Plano Diretor do município, ocorrida em março de 2022, que prevê a construção de um Plano Municipal para Mudanças Climáticas (PMMC) — instrumento que possibilitou o desenvolvimento de ações de adaptação e mitigação às mudanças climáticas, consideradas atividades estratégicas de planejamento urbano.

Segundo o coordenador do Plano, Carlos Pereira da Hora, o Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Natal (PMMAC) embasa as ações de monitoramento hidrológico e climático da cidade. “É a partir dele que a maioria das informações é produzida, como os boletins diários e mensais de chuvas, além dos mapas de temperatura, umidade e conforto térmico em toda a extensão do município”, explicou.

Ele informou ainda que a rede é composta por dispositivos manuais e automáticos, além de sensores diversos, totalizando cerca de 115 equipamentos. O objetivo é fornecer dados contínuos e confiáveis sobre precipitação, temperatura, umidade e outras condições meteorológicas que influenciam diretamente o planejamento urbano, a segurança ambiental e a qualidade de vida da população.

Atualmente, são 57 pontos de monitoramento instalados nas quatro regiões administrativas de Natal (Norte, Sul, Leste e Oeste). Entre eles, destacam-se as estações pluviométricas, termo-higrômetros e estações micrometeorológicas automáticas, localizadas em escolas municipais, unidades públicas e áreas de relevância ambiental.

Para a aprendiz do Senai, Thayná Lúcia Caetano Silva, o momento foi de muito aprendizado. “Tenho a grande honra de dizer que gostei muito da apresentação sobre o clima em geral de Natal. Foi uma palestra muito interessante. Algumas coisas eu não sabia, principalmente sobre os pluviômetros instalados em cada região da cidade. É muito bom descobrir e saber que existem pessoas que estão realmente fazendo esse tipo de trabalho”, contou a estudante.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css