Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

05/09/2025 13:00
  • Gamboa do Jaguaribe será mais um ponto de coleta de dados climáticos
Ana Lúcia Araújo/Semurb

Na manhã desta sexta-feira (5), a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), deu continuidade à implantação de equipamentos de monitoramento ambiental, com a instalação da 3ª estação pluviométrica e de um termohigrômetro, na Gamboa do Jaguaribe, no bairro da Redinha, zona Norte de Natal.

Segundo o meteorologista Thales Nunes, a escolha da Gamboa do Jaguaribe foi estratégica, já que a região ainda não contava com um ponto específico de coleta de dados ambientais. “Esse local vai nos permitir monitorar variáveis importantes como precipitação, temperatura e umidade, preenchendo uma lacuna nos nossos estudos”, ressaltou.

O espaço onde ocorreu a instalação também está em processo na Semurb para se tornar uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), prevista no Plano Diretor de Natal. Esse tipo de reserva é uma área privada que passa a ser reconhecida como unidade de conservação, de forma a proteger a biodiversidade do local.

O técnico destacou ainda que a estação pluviométrica instalada mede a chuva a cada minuto, enviando dados via satélite a cada 30 minutos. Já o termohigrômetro, equipamento fixado na estação, registra automaticamente temperatura e umidade também a cada minuto, mas armazena os dados localmente, sendo necessária a coleta presencial a cada semana ou quinze dias.

Toda essa rede está prevista no Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PMMC), que vai ajudar no enfrentamento das mudanças climáticas. Com os dados coletados, a Prefeitura do Natal poderá desenvolver políticas públicas mais assertivas em áreas como arborização urbana, criação de áreas verdes, combate às mudanças climáticas e melhoria do conforto térmico da população.

A ação continua ao longo do mês de setembro, com a instalação de seis estações pluviométricas e 21 termohigrômetros. “O cronograma segue com a instalação nos bairros de Neópolis, Guarapes e em outros pontos estratégicos, para garantir a cobertura das quatro regiões da cidade”, ressaltou o coordenador do projeto, Carlos Da Hora.

Além disso, até o fim de outubro está prevista a instalação de quatro estações meteorológicas completas, capazes de medir simultaneamente variáveis como pressão atmosférica, velocidade do vento, temperatura, umidade e índices de chuva.

Histórico

O projeto foi iniciado com a escolha do Parque da Cidade Dom Nivaldo como espaço de testes para verificar a precisão, a resistência e o funcionamento dos aparelhos em diferentes condições de temperatura, umidade e pressão. “Dessa forma, conseguimos avaliar o desempenho técnico dos instrumentos para garantir que os dados coletados fossem confiáveis antes da expansão para toda a cidade”, destacou o secretário da Semurb, Thiago Mesquita.

Para o professor e coordenador do Grupo de Estudos Observacionais e de Modelagem da Interação Biosfera-Atmosfera (GEOMA), Cláudio Moisés, que faz parte do projeto, “com o uso e adequação desses aparelhos, será possível qualificar e quantificar o quão quentes e úmidos estão os espaços. Além disso, poderemos identificar ilhas urbanas de calor e ilhas de umidade nas quatro regiões da nossa cidade”, disse.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css