Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

08/08/2025 13:25
  • Documentário Sandálias de Couro é exibido na Escola M. Nossa Senhora das Dores
Foto: Manoel Barbosa / SME

A Escola Municipal Nossa Senhora das Dores, situada na Favela do Mosquito, bairro das Quintas, recebeu nesta quinta-feira (07) a exibição do documentário "Projeto Dança Educação Sandálias de Couro", um curta-metragem, de aproximadamente 18 minutos, idealizado pelo professor Arthur Garcez e realizado pela Sol Costa Produções Artísticas. O projeto, de mesmo nome, é realizado com estudantes e ex-alunos moradores da comunidade. As aulas e os ensaios visam promover a arte e a educação. O projeto foi financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal.

O professor da Rede Municipal de Ensino de Natal, Arthur Garcez, contou que fez questão que a estreia do documentário fosse realizada onde tudo começou, na Escola M. Nossa Senhora das Dores. "A necessidade de lançar aqui na favela é também uma questão de justiça, porque nada mais justo que os meus bailarinos, bailarinas e as famílias possam assistir juntos em primeira mão", explicou Garcez. Ele ainda afirmou que "conversações já estão acontecendo para que o documentário seja exibido em algumas universidades no Brasil e há planos para exibição internacional". O objetivo é compartilhar a experiência e o sucesso do projeto com outras pessoas e comunidades e inspirar a arte, a cultura e a educação.

O filme documenta a preparação do grupo na escola, e posterior apresentação no Teatro Alberto Maranhão, que participou do espetáculo ‘Não Sei, Só Sei Que Foi Assim’, realizado em maio deste ano, pela Garcez Experimental de Dança. A companhia é coordenada pelo professor Arthur Garcez que assinou a direção do espetáculo e incluiu a participação do projeto. Uma das participantes do projeto é Adriane Felismino, uma dançarina de nove anos. Sua mãe, Joseane da Silva da Cruz, ficou emocionada ao ver a filha na tela e destacou a importância do projeto na vida da filha.

"A minha filha está animada, feliz. Ela se desenvolveu muito durante as aulas de dança e ensaiava bastante para a apresentação. Dá para ver como hoje ela está mais confiante e mais aplicada. Eu busco apoiar ela como posso, espero que ela se torne uma dançarina profissional e um dia eu possa vê-la se apresentar fora do país", disse Josiane da Silva.

Prestigiando a exibição do documentário, o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, elogiou a atuação dos estudantes. "Vocês estão dando seus primeiros passos, chegar aqui e ser bem recebido, ver seus sorrisos desmonta e aquece qualquer coração. Vocês brilharam no palco e agora brilham na tela", destacou Aldo Fernandes, ao término da exibição. O secretário elogiou a produção, o empenho das crianças e destacou a importância de melhorar a estrutura da unidade de ensino para manter o projeto.

"Nosso diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura, Marcelo Fonseca, está aqui conosco hoje exatamente para vermos possibilidades e alternativas para se construir, melhorar e providenciar uma estrutura mínima para que possamos manter vocês neste projeto aqui na nossa unidade e ampliar a participação de outros estudantes. É assim que trabalhamos, que construímos nossa secretaria, dentro dessa alegria e disposição, ouvindo vocês, as mães, os responsáveis, ouvindo toda a comunidade escolar. Queremos e vamos batalhar por uma educação inclusiva e de qualidade. Vocês já estão construindo essa mudança no cenário da dança e educação, executaram um belo trabalho, meus parabéns e contem conosco", complementou Aldo Fernandes.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, ressaltou que a arte transforma. "A arte afeta cada um de forma especial. O que assistimos aqui é um exemplo vivo de que a escola transforma, o professor transforma. Vimos aqui que isso é possível, me emocionei bastante nas cenas em que os alunos estão no palco, durante os ensaios, eles foram brilhantes", afirmou a adjunta da SME-Natal.





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css