Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

28/11/2024 13:00
  • Novembro Roxo: Prevenção à prematuridade é tema de capacitação
Foto: SMS

Como parte da programação do Novembro Roxo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, o Núcleo de Saúde da Criança (NSC) e o Núcleo de Alimentação e Nutrição (NAM) promoveram o curso "Cuidado com o Prematuro na Atenção Básica". A capacitação foi direcionada a técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com o objetivo de qualificar o acolhimento compartilhado e destacar os cuidados específicos necessários para os recém-nascidos de risco do município.


O Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro, integra a Campanha do Novembro Roxo. Durante o mês, diversas ações de conscientização são intensificadas, ressaltando a importância de garantir cuidados adequados aos bebês prematuros, para que eles possam crescer e se desenvolver de forma segura.


“A intenção foi melhor qualificar o cuidado dos bebês prematuros após a alta hospitalar, que é uma fase em que estão ainda muito vulneráveis, além de garantir a manutenção do aleitamento materno exclusivo e assim reduzir a morbimortalidade dessas crianças”, comenta Monique Silveira Rosa, nutricionista e responsável técnica em Aleitamento Materno do Núcleo de Alimentação e Nutrição (NAN) da SMS Natal sobre a relevância da qualificação.


Com carga horária de 8 horas, a capacitação foi oferecida para profissionais dos Distritos Sanitários Sul, Leste e Oeste, fechando o ciclo iniciado no dia 12 que qualificou os trabalhadores dos Distritos Norte I e II. O curso abordou temas como: Conhecendo o bebê prematuro e suas necessidades; A alta da maternidade e o cuidado compartilhado; Acolhimento ao prematuro e sua família na UBS; Integração na Rede de Atenção à Saúde; além do Incentivo à prática do Método Canguru, política nacional que estimula o contato pele a pele entre pais e bebês, contribuindo para a manutenção da temperatura corporal dos pequenos, o fortalecimento do vínculo familiar, o aumento da produção de leite materno, a melhoria do bem-estar dos filhos e da confiança dos pais.


A médica pediatra do Hospital Onofre Lopes e palestrante da capacitação, Devani Pires, destacou a importância do contato pele a pele, especialmente para prematuros, que frequentemente apresentam baixo peso e imunidade reduzida, aumentando o risco de infecções. “O intuito do curso é capacitar os profissionais da rede pública de saúde de Natal para acolherem da melhor maneira possível os recém-nascidos prematuros e suas famílias, garantindo o pleno desenvolvimento integral da criança”, afirmou.


A SMS Natal reforça o compromisso com a linha de cuidado materno-infantil, que se inicia no pré-natal realizado nas Unidades Básicas de Saúde e continua com o acompanhamento das crianças durante todas as fases de suas vidas.





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css