04/07/2024 13:45
  • Projeto da orla terá forte investimento em arborização
Foto: Joana Lima / Redação Secom

Para tornar ainda mais bonita e agradável a orla da zona leste de Natal, a Prefeitura está executando um amplo projeto de paisagismo e arborização na região. Está previsto o plantio de mais de 400 árvores de várias espécies ao longo da execução dos serviços nas avenidas Café Filho e Getúlio Vargas, alcançando também a rua 25 de Dezembro. Só nesse quesito, estão sendo investidos mais de R$1 milhão na recomposição vegetal.

“Esse é um dos projetos mais importantes da nossa gestão. Estamos modificando a realidade daquela região. Além dos investimentos estruturantes, também temos essa preocupação com o meio-ambiente. Investir na arborização vai trazer ganhos estéticos, tornará o espaço ainda mais agradável, arejado e convidativo. Temos também o aspecto econômico, vez que o projeto vai impulsionar o turismo local, revitalizar a região, atrair novos empreendimentos, gerando emprego, renda e mais oportunidades”, destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Dentre as espécies plantadas constam: ipês amarelos; palmeiras rabo de raposa; crótons; agave yucca; acácia mimosa; jasmim-do-caribe; coqueiros; palmeira real; clúsia; bromélia; dianela; barba de serpente; azaléia anã; flor da fortuna; bougainville rosa; chanana; lambari roxo; ixora; pingo de ouro; além de vegetação rasteira de áreas com plantio de grama esmeralda.

Para obter uma taxa maior de sucesso na chamada “pega” desse processo de paisagismo e arborização, boa parte do projeto vai utilizar espécies na fase adulta e de grande altura: “Essa é uma estratégia que já mostrou um índice de sucesso maior em outras intervenções semelhantes no litoral nordestino e nós vamos replicar no projeto da orla de Natal”, detalhou Eduardo Dantas, secretário adjunto de Planejamento de Natal.

Projeto Estruturante

Com os operários atuando durante os três turnos do dia e em quatro frentes de trabalho, as obras de revitalização da orla urbana de Natal executadas pela Prefeitura estão em um ritmo acelerado, cumprindo rigorosamente o cronograma estabelecido. Orçada em R$39 milhões, a iniciativa prevê intervenções desde a Praia dos Artistas (na Ladeira do Sol), até a Praia do Forte, na zona leste da cidade.

“A orla da nossa cidade estará, finalmente, à altura do que o natalense e os turistas merecem. Vamos transformar aquela região, dotando os espaços de infraestrutura de alta qualidade e necessária para os frequentadores usufruírem das nossas belezas naturais com conforto, comodidade e segurança”, falou o prefeito.

A nova orla urbana manterá o atual sentido em relação ao fluxo de veículos. Os atuais quiosques cederão lugar a novos quiosques padronizados em uma área com todas as condições de funcionamento, inclusive com novos banheiros. Guarda-sóis fixos padronizados também serão instalados ao longo da Café Filho, que ainda terá lixeiras subterrâneas, uma inovação em Natal.

Haverá, ainda, um skate parque para competições nacionais e internacionais, passarelas acessíveis, estacionamento para buggys, a construção do Largo do Sol Nascente para eventos, campo de futebol, quadra de areia e uma quadra poliesportiva, além de um projeto paisagístico e nova iluminação pública.  Um Centro de Apoio ao Turista e uma base da Guarda Municipal também serão construídos na região. Nas imediações do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), será instalada uma rotatória para ordenar o tráfego, pensando no embarque e desembarque no Huol,  afora um novo estacionamento.