04/07/2024 13:10
  • Secretaria do Turismo de Natal promove capacitação em emergência para profissionais do Turismo
Foto: Coopanest/RN / Cedida

A Secretaria Municipal do Turismo (Setur) em parceria com a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do RN - Coopanest/RN está com inscrições abertas para profissionais do turismo que desejem participar do curso gratuito “Salve uma Vida”, realizado na cidade do Natal, que visa capacitar os profissionais da área para lidar com situações de emergência.

O curso será realizado neste mês de julho, e tem a finalidade de promover uma capacitação gratuita para os profissionais do turismo que lidam com milhares de turistas todos os dias. Os garçons, bugueiros e guias de turismo estão na linha de frente com os que visitam a capital do Rio Grande do Norte, e dessa maneira, as orientações médicas podem fazer diferença em situações de emergência, como paradas cardíacas e engasgos.

Para Ohana Fernandes, Secretária Municipal de Turismo de Natal, “o objetivo do curso é de repassar para as empresas e população, manobras cardíacas e respiratórias que podem fazer a diferença em situações de emergência, como engasgos e paradas cardíacas”, afirmou a secretária.

A capacitação ocorrerá a partir da instrução de médicos da Coopanest/RN que repassarão aos profissionais do turismo as formas de reconhecimento dos sintomas e a ação em casos de paradas cardiorrespiratórias e obstrução das vias aéreas do indivíduo. A partir deste curso, o profissional do turismo aprenderá as manobras e os protocolos de acionamento dos veículos de emergência, colocando em prática todo o conteúdo prático e teórico no dia a dia do seu trabalho.

É a primeira vez que a Setur promove este tipo de instrução para profissionais do turismo na capital potiguar, estimando um contexto relevante para trazer mais segurança para os turistas que vêm à capital em busca de descanso e lazer. A partir desta instrução, os visitantes terão mais segurança em seus passeios e durante toda a sua estadia no município.

O treinamento ocorrerá no dia 23 de julho, a partir das 09h, no Auditório da Fecomércio. As inscrições estão abertas, e podem ser feitas através do link.