03/07/2024 16:05
  • Secretaria de Educação promove a VIII Formação de Manipuladores de Alimentos
Foto: Manoel Barbosa / SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal promove nos dias 03 e 04 de julho a VIII Formação de Manipuladores de Alimentos, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Na manhã desta terça-feira (03), o Setor de Alimentação Escolar, do Departamento de Gestão Escolar (DGE), reuniu merendeiras e auxiliares de cozinha das 147 unidades de ensino da Rede Municipal de Educação.

De acordo com a diretora do Departamento de Gestão Escolar (DGE), Wanessa Cristina M. de F. Rodrigues, o evento abordou temas relacionados ao preparo de alimentos nas escolas de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), visando garantir a qualidade e a segurança alimentar dos estudantes. “A formação para os manipuladores de alimentos faz parte do processo que a Secretaria Municipal de Educação tem de cuidado com a merenda escolar. Hoje, assim como nos anos anteriores, estamos falando com as merendeiras e auxiliares de merenda, em relação ao cuidado, a manipulação do alimento para que chegue para o nosso estudante com uma boa qualidade", ressaltou Wanessa Rodrigues.

A formação contou com a participação do Corpo de Bombeiros do RN, que ministrou uma palestra sobre segurança na cozinha. Já a nutricionista da Vigilância Sanitária de Natal, Sônia Maria Fernandes da Costa Souza, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, também esteve presente, oferecendo orientações técnicas e práticas sobre a manipulação correta dos alimentos. “É fundamental contribuirmos sempre, tanto dentro da esfera pública, quanto na esfera privada. É importante trazermos orientações sobre a educação sanitária, o controle de riscos, contribuindo para melhorar os cuidados dos manipuladores de alimentos da Rede Municipal", afirmou Sônia Souza.

A merendeira Vanilde Samara de Souza Brito, da Escola Municipal Nossa Senhora dos Navegantes, destacou a importância da formação. "Aprendemos muitas técnicas novas que vão melhorar a qualidade das refeições servidas aos nossos alunos. A segurança na cozinha é fundamental para garantir um ambiente saudável e seguro para todos", disse.

Simone Alves de Oliveira Macedo, merendeira da Escola Municipal João XXIII, também compartilhou sua experiência. "Foi uma oportunidade valiosa para atualizarmos e garantirmos que estamos seguindo as melhores práticas na preparação dos alimentos. A troca de experiências com outras merendeiras também foi muito enriquecedora", destacou.

Após a primeira parte da formação (teórica), nesta quinta feira (04), as merendeiras e auxiliares irão participar de atividades práticas em horários distintos. “Anualmente, o Setor de Alimentação Escolar promove a formação de manipulador de alimentos. Este ano é a oitava formação, com o intuito de garantir uma melhor qualidade no alimento que é ofertado nas unidades de ensino", complementou a chefe do Setor de Alimentação Escolar da SME, Milena Fabrini de Paiva Diniz Farias.

O encontro formativo contou também com a participação das assessoras pedagógicas do Departamento de Ensino Fundamental, Vivian Rodrigues e Kátia Dantas, que conversaram sobre habilidades socioemocionais com o tema "Inteligência Emocional X Estresse".