11/04/2024 17:15
  • SME promove o VI Vivências e Convivências dentro do programa Justiça e Escola
Foto: SME

Com a participação de gestores e coordenadores pedagógicos das unidades de ensino da Rede Municipal, o Departamento de Atenção ao Educando (DAE) da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta quinta-feira (11), no anexo sede em Lagoa Seca, o VI Vivências e Convivências Diálogos Humanizantes, com o objetivo de acolher, motivar, sensibilizar e promover a troca de ideias, construir e estabelecer diálogos, vivências e convivências em prol da construção de uma cultura de paz.

A diretora do DAE, Merise Maria Maciel, afirma que um dos principais objetivos do encontro é fortalecer a abertura do ano letivo de 2024 da Rede Municipal de Ensino e dar continuidade a execução do Programa Justiça e Escola - O Caráter Conta, iniciando com as formações.

O programa é uma parceria da SME e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e foca no desenvolvimento de valores que são ancorados nos seis pilares do caráter: Respeito, Responsabilidade, Zelo, Senso de Justiça, Cidadania e Sinceridade. “Esse trabalho é executado de forma bem lúdica com a comunidade escolar, sendo primeiramente com a equipe da escola, os professores, coordenadores e gestores, que por sua vez desenvolvem outras atividades em suas respectivas unidades, com base em suas necessidades, dando continuidade ao trabalho”, explicou Merise Maciel.

Contando com um momento cultural na abertura, através da performance artística da professora Glenda Barreto, gestora do CMEI Paulina Engrácia Mariz de Faria, localizado no conjunto Santa Catarina, zona norte de Natal, que entoou canções populares, foram apresentados relatos de experiências envolvendo os valores humanos trabalhados pelo programa. “O programa já existe há mais de 15 anos e surgiu através do Tribunal de Justiça (TJRN) ao qual ainda é vinculado, sendo hoje um dos principais parceiros” informou a professora Maria Salete Alves, chefe do Setor de Articulação Escola e Comunidade da SME.

O juiz de direito da comarca de Natal, José Undário Andrade, é coordenador executivo do programa no TJRN e questionado sobre a importância de manter esse programa na rede municipal destaca: “é um programa de reflexão e de construção de valores da ética para que possamos, através da sala de aula, em contato com os alunos, crianças e adolescentes,  transformar e construir um novo convívio, não somente na escola, mas em toda a comunidade, em toda a sociedade, por que esses pilares e valores, eles são trabalhados em conceitos, e ideias, oficinas, atividades pedagógicas e lúdicas com crianças e adolescentes para que eles internalizem a importância desses seis pilares e possam através dessa internalização serem pessoas melhores e contribuírem para que possamos realmente construir não somente uma escola mais humanizada, mais valorizada, mas uma sociedade mais plural, mais respeitosa, mais justa e que acredite no ser humano”, finalizou José Undário.

Além da participação das gestoras pedagógicas Janaina Silva de Morais, da Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, e Raimunda da Silva Pequeno, do CMEI Professora Rosalba Dias de Barros, que apresentaram os seus relatos de experiências, a ocasião contou ainda com a presença da secretária adjunta de gestão pedagógica, professora Naire Jane Capistrano.