10/04/2024 15:30
  • Laboratório Municipal de Natal é referência em realização de exames para a população
Foto: SMS

Com sede própria Inaugurada em 2020, o Laboratório Municipal de Natal realizou 1.659.894 exames no ano de 2023, atendendo cerca de 155.194 pacientes. O órgão pertencente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, conta com estrutura moderna que facilita o acesso e a qualidade na prestação dos serviços aos usuários da rede de saúde, auxiliando também na celeridade de confirmação para casos de arboviroses no município.

Ofertando cerca de 221 parâmetros laboratoriais, o laboratório atende mais de 700 pessoas por dia. O local processa exames de rotina para a população, como exames de sangue, urina e fezes, além de exames específicos como dosagens hormonais, imunológicas e microbiológicas.

“O laboratório é um serviço muito importante para os natalenses, ele é transversal a todos os serviços de saúde de Natal, passando pela atenção primária até a especializada”, comenta Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), sobre a importância do laboratório para a população do município.

“É um serviço que a prefeitura e a secretaria tem investido fortemente, e atende a população com exames de qualidade, com profissionais qualificados e com equipamentos de última geração que não deixam a desejar em nenhum laboratório privado”, comenta Guido Rodrigues, coordenador geral do laboratório.

Para ter acesso aos serviços do laboratório, o usuário deve passar por uma unidade de saúde e realizar uma consulta médica. O profissional de saúde solicita o exame, caso considere necessário, então o usuário é agendado para realizar a coleta que será enviada para o laboratório.

O município conta com seis postos de coleta fixos: os postos localizados nas UBS Pajuçara, UBS Nova Natal e UBS Mirassol; UBS Esperança, Policlínica Norte, e Policlínica Zeca Passos, além do próprio Laboratório Municipal que também realiza coletas.

Após coletados nos postos, os exames são encaminhados para a sede do laboratório, onde são recepcionados e processados. “As amostras são encaminhadas para uma sala de preparo e distribuídas para os setores que possuem equipamentos específicos para análise, que estão interligados por um sistema contendo todos os dados cadastrados nos postos”, destaca Danielle Guimarães, a responsável técnica pelo laboratório.

Danielle reforça ainda que os resultados dos exames são disponibilizados de forma online por meio de um link fornecido ao munícipe. “Quando finalizada a análise, os resultados dos exames vão direto para a internet, onde o usuário pode acessar de qualquer lugar, caso não possua acesso à rede de computadores, a entrega também é disponibilizada nos postos em que a coleta foi realizada”, explica.

Arboviroses

O Laboratório Municipal de Natal também é o responsável por receber as coletas para possíveis casos de arboviroses no município. O procedimento funciona da mesma maneira que os demais exames: o paciente deve procurar a unidade de saúde e caso o médico suspeite da infecção pela doença, faz a solicitação do exame, que funciona por demanda aberta e pode ser realizado tanto nos postos de coleta como no Laboratório Municipal (de acordo com o horário de funcionamento das coletas nos serviços). Em Natal, os exames para detecção da doença disponíveis são o NS1, testes sorológicos rápidos e RT-PCR Molecular.

O teste NS1, tem como alvo identificar a proteína chamada NS1 (antígeno não estrutural 1) específica do vírus da dengue, e deve ser realizado até o quinto dia do início dos sintomas, período em que o vírus está se replicando ativamente no organismo. O resultado negativo não exclui a possibilidade da doença, e o seu resultado sai em até 24 horas.

Os testes de sorologia têm como característica a detecção de anticorpos (IgM e IgG) produzidos pelo sistema imunológico do paciente em resposta à infecção causada pelo vírus da dengue no organismo. Esse teste é recomendado a partir do 6º dia do início dos sintomas.

.

Já o teste de RT-PCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real) é um exame bastante sensível, podendo detectar o vírus em estágios muito iniciais da infecção, como também determinar qual dos quatro sorotipos está causando a infecção. O RT-PCR para Dengue deve ser realizado até 5 dias do aparecimento dos sintomas, para Zika até 3 dias e para Chikungunya até 8 dias dos sintomas.

O Laboratório Municipal de Natal está localizado na Rua dos Paiatis s/n, no prédio anexo à Unidade Básica de Saúde das Quintas, funcionando de segunda a sábado, das 7h às 17h.