Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

10/04/2024 15:00
  • Secretaria de Educação lança a plataforma "Farol: Observatório da Aprendizagem"
Foto: Riccelli Araújo/SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal reuniu os diretores pedagógicos e administrativos das 73 escolas de Ensino Fundamental e os assessores pedagógicos da SME-Natal para o lançamento e formação para uso da plataforma Farol - Observatório da Aprendizagem da Rede Municipal de Natal. O encontro, organizado pelo Departamento de Ensino Fundamental (DEF), aconteceu na manhã desta quarta-feira (10), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).
 
A plataforma Farol foi desenvolvida com o propósito de fornecer dados abrangentes sobre as 73 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal. Na ocasião, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, ressaltou que "a plataforma Farol está totalmente alinhada com as nossas metas de promover uma educação de qualidade e garantir o acesso equitativo à educação para todos os estudantes. Ao fornecer dados precisos e atualizados, a plataforma nos ajuda a identificar áreas de melhoria e a implementar medidas corretivas de forma ágil e eficiente".
 
O evento de lançamento contou com a participação do consultor institucional da Mundo Educacional, Rubenildo Moura, que apresentou o funcionamento do sistema e demonstrou aos gestores presentes as informações disponíveis sobre cada instituição de ensino. "A plataforma oferece uma variedade de recursos e funcionalidades que podem auxiliar os gestores no dia a dia, como a visualização de indicadores de desempenho, o acompanhamento de metas e objetivos, e a análise comparativa entre as escolas. Além disso, a plataforma permite o acesso de dados históricos e a geração de relatórios personalizados, facilitando a tomada de decisão baseada em evidências", explicou o consultor Rubenildo Moura.  

“Garantir que o ensino ofertado pela rede pública seja de qualidade é uma permanente preocupação de todos nós, é um compromisso social e de gestão que nos convoca para apoiar iniciativas de investimentos para essa finalidade. Iniciamos com a distribuição de tablets, chromebooks e formação para educadores, gestores e estamos caminhando em prol de avançarmos com as novas ferramentas, possibilitando oportunidades que exige o contexto educacional, a exemplo de escolas e redes que já atuam com plataforma educacional e que atestam resultados de excelência com o ensino e aprendizagem”, declarou a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa. 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css