10/04/2024 12:00
  • Alunos da Escola Municipal Jornalista Erivan França participam do Projeto Pelotão da Cidadania
Foto: Adrovando Claro / SME

A Escola Municipal Jornalista Erivan França, localizada no bairro Igapó, participou com 20 estudantes do 1º ano A, de uma jornada educativa na tarde desta terça-feira (09), no Parque das Dunas. A iniciativa, inserida no projeto Pelotão da Cidadania e Protagonismo Juvenil, é coordenada pelo Departamento de Atenção ao Educando (DAE) da Secretaria Municipal de Educação, promovendo a integração entre educação e cidadania nas escolas municipais de Natal.

Parte de um conjunto de atividades educativas realizadas ao longo dos anos, as aulas de campo do projeto, proporcionam aos estudantes uma imersão em diversos aspectos culturais, ambientais, de saúde e patrimoniais, complementando o currículo escolar com experiências práticas.

Durante a visita ao Parque das Dunas, os estudantes da Escola Municipal Jornalista Erivan França,  percorreram a trilha Perobinha, uma caminhada de 800 metros que os levou a explorar a fauna e a flora da Mata Atlântica. Além disso, conheceram o museu do parque, onde apreciaram exemplares da natureza coletados na área florestal, e desfrutaram de momentos de lazer, brincando nos equipamentos disponíveis.

A assessora pedagógica do DAE, Isabelita Fernandes,  destacou a importância dessas atividades extracurriculares, afirmando que proporcionam aos alunos a chance de ampliar seus horizontes educacionais para além das paredes da sala de aula. "Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre o meio ambiente de forma prática e sensorial, e de desfrutar de momentos de lazer e de conhecer um ambiente diferente, enriquecendo seus conhecimentos", disse.

A professora da Escola Municipal Jornalista Erivan França, Maria das Dores Batista da Paz, enfatizou a importância de transformar a experiência em aprendizado didático. "Vamos trabalhar em conjunto com toda a equipe pedagógica que participou do passeio para extrair dos alunos o que viram, o que gostaram e como isso pode contribuir para seu entendimento sobre questões ambientais", explicou.

Entre os estudantes, Richard Teixeira da Silva, de seis anos, compartilhou sua empolgação com a trilha e sua descoberta das aranhas caranguejeiras. Ele também destacou aprendizados importantes, como a relevância de respeitar a natureza e os animais. “Eu aprendi que não pode fazer muito barulho. Não pode mexer nas plantas e nem matar os animais", comentou.

O projeto Pelotão da Cidadania continuará nas próximas semanas, com um roteiro que inclui visitas ao Museu dos Minérios, CBTU, SAMU, Parque da Cidade, CAERN, Fortaleza dos Reis Magos e Museu Câmara Cascudo. Essas iniciativas visam enriquecer o aprendizado dos estudantes, promovendo uma educação mais abrangente e contextualizada.