10/04/2024 10:30
  • Aula gratuita "História nas Ruas: 60 anos do Golpe Civil MIlitar de 64" será realizada sábado (13)
Divulgação/Semurb

Em um mergulho na história e nos espaços urbanos de Natal será realizada no próximo sábado (13), das 8h às 10h, a primeira aula na rua de 2024. Sob a orientação do renomado historiador da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e professor, Luciano Capistrano, o evento gratuito vai explorar os 60 anos do Golpe Civil/Militar de 1964 e sua influência no cenário urbano da cidade.

O ponto de encontro será na Praça das Mães, de onde o grupo partirá a pé para um roteiro que inclui locais simbólicos como a Prefeitura do Natal, a histórica Praça Sete de Setembro, a Praça André de Albuquerque, o Memorial Câmara Cascudo, a Praça Kennedy, a Avenida Rio Branco e o icônico Sebo Vermelho.

“Elaboramos um roteiro que inclui diversos locais emblemáticos da cidade de Natal, com destaque para a relação entre esses espaços e os acontecimentos históricos de 1964. E convidamos a todos os interessados a fazer parte dessa iniciativa que une história e urbanismo, proporcionando um olhar diferenciado sobre os espaços da cidade e sua relação com os acontecimentos históricos que marcaram o Brasil”, explica Capistrano, que também é sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, a mais antiga entidade cultural do Estado.

Para aproveitar ao máximo essa experiência enriquecedora, os participantes deve trazer sua garrafa de água, protetor solar, viseira ou boné, lanches rápidos e, é claro, sua câmera fotográfica para registrar momentos especiais e imortalizar essa jornada histórica pelos espaços que moldaram nossa cidade.

A aula gratuita promete não apenas resgatar memórias e fatos marcantes, mas também proporcionar uma reflexão profunda sobre a relação entre passado e presente, história e urbanismo, em um ambiente dinâmico e inspirador.