10/04/2024 09:00
  • Formação reúne professores dos programas “Se Liga” e “Acelera” da Rede Municipal de Ensino
Foto: Alan Silva / SME

No Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), ocorreu nesta terça-feira (09), uma formação destinada aos professores que participam dos programas Se Liga e Acelera que são coordenados pelo Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação. Os programas têm como principal objetivo a recomposição de níveis educacionais, permitindo que os estudantes avancem para o ano correspondente à sua idade, independentemente de estarem inicialmente atrasados.

A assessora pedagógica do DEF, Maria da Conceição Silva Tertuliano, ressaltou a relevância do encontro formativo. “Essa formação é de extrema importância para os nossos professores, pois oferece uma oportunidade valiosa de aprimoramento e capacitação. Nosso objetivo é fortalecer as práticas educacionais e garantir o sucesso dos programas Se Liga e Acelera", contou.

Durante o evento, foram apresentados aos professores os resultados alcançados pelo programa no ano de 2023. Ao todo, 28 unidades de ensino estiveram envolvidas nos programas "Se Liga" e "Acelera". Dentre os números destacados, 295 estudantes foram aprovados sem a necessidade de avançar no currículo, enquanto 190 progrediram com sucesso, tendo um salto significativo em sua etapa escolar. “Os programas Se Liga e Acelera têm sido fundamentais para nossa escola. Eles nos permitem oferecer um suporte adicional aos estudantes que estão em situação de defasagem escolar, ajudando-os a alcançar os níveis adequados de aprendizagem e a progredir em seu percurso educacional", citou a professora Rousy Glaucia Justo da Silva, da Escola Municipal Professora Dalva de Oliveira.

É relevante ressaltar que 85,12% dos participantes do programa "Se Liga" alcançaram a alfabetização, enquanto 87,30% obtiveram aceleração no programa "Acelera". “Acreditamos que os programas Se Liga e Acelera terão um impacto significativo em nosso contexto educacional. Eles nos permitirão oferecer suporte adicional aos alunos que mais precisam, garantindo que todos tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial acadêmico", afirmou a coordenadora pedagoga da Escola Municipal Professora Emília Ramos,  Maria Aparecida Matias.