09/04/2024 16:00
  • SMS Natal participa do lançamento da Estratégia de Vacinação nas Escolas para 2024
Foto: SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal participou do lançamento da Estratégia de Vacinação nas Escolas para o ano de 2024, realizado na Escola Estadual Djalma Marinho, no bairro Pitimbu. A iniciativa integra a oferta de vacinação ao Programa Saúde na Escola (PSE), conduzido pelas unidades de saúde nas escolas de Natal.

O evento marca o início da estratégia de imunização nas escolas para o ano de 2024, que vai ofertar imunizantes como contra o HPV, Tríplice viral, Febre amarela e Poliomielite inativada (VIP), por exemplo, com o intuito de regularizar a situação vacinal dos estudantes das escolas municipais, estaduais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). No ano de 2023, somente nas escolas de educação infantil, foram aplicadas cerca de 2.550 doses de vacinas, em 2024 a pretensão é abranger a estratégia para as escolas de nível fundamental I e II.

"Embora o programa ofereça diversos serviços de saúde desde 2007, tanto no município quanto no estado, a inclusão da imunização ampliará suas ações. Em parceria com as equipes de Atenção Primária, as escolas vinculadas ao programa determinarão as melhores estratégias para implementar as ações em seus territórios", explica Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

A ação também incluiu atividades educativas voltadas ao combate às arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como Dengue, Zika e Chikungunya, que serão enfatizadas ao longo do ano nas escolas.

Realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a iniciativa faz parte das estratégias do Programa Saúde na Escola (PSE), uma colaboração dos Ministérios da Saúde e da Educação que visa contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública de ensino por meio da integração entre profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) e profissionais da educação.

Programa Saúde na Escola (PSE)

Instituído pelo Decreto n° 6.286 de 2007 e atualmente regulamentado pela Portaria Interministerial n.º 1.055 de 25 de abril de 2017, o PSE visa promover a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Ao longo de 2024, aproximadamente 90 escolas serão beneficiadas com as ações do programa, que incluem não apenas a verificação da situação vacinal, mas também atividades de estímulo à alimentação saudável, prevenção da obesidade, prevenção de doenças negligenciadas, promoção da atividade física, saúde mental e promoção da cultura de paz e direitos humanos.