31/05/2023 17:00
  • Prefeitura segue com o Programa Famílias Fortes para prevenir uso de substâncias psicoativas
Foto: Semdes

A Prefeitura Municipal do Natal está dando continuidade à terceira edição do Programa Famílias Fortes (PFF), por meio do Sistema Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Sismud). Essa iniciativa conjunta envolve diversas secretarias municipais, como Semdes, SMS, SME e Semtas , com o objetivo de articular, integrar, organizar e coordenar atividades relacionadas à prevenção do uso e abuso de substâncias psicoativas.

O PFF já foi implementado em duas edições anteriores, e nesta edição está sendo aplicado em várias escolas municipais. Para esse semestre estão sendo atendidas escolas das quatro zonas administrativas da capital e sendo estendida para outras escolas.

O Programa Famílias Fortes é uma parceria entre o Governo Federal e o Município de Natal. Ele consiste em sete encontros semanais, com duração de duas horas cada. Na primeira hora, pais/responsáveis e crianças/adolescentes participam dos encontros separadamente. Na segunda hora, eles participam juntos da sessão familiar, na qual os dois grupos anteriores realizam atividades conjuntas.

De acordo com Sandra França, coordenadora do programa em Natal, a adesão das famílias que têm participado assiduamente dos encontros e sensibilização realizadas nas escolas, tem sido excelente. “O PFF representa uma abordagem de trabalho com comprovação científica de sua efetividade no fortalecimento de vínculos familiares, por se caracterizar como importante fator de proteção e consequente prevenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas,”explica.

Durante a execução do programa, os técnicos aplicadores trabalham temas como "Amor e limites", "Metas e sonhos", "Incentivando comportamentos positivos", "Lidando com a pressão dos amigos" e "Protegendo contra o abuso de substâncias", entre outros.

É importante ressaltar que o PFF está vinculado ao Sistema Municipal de Políticas sobre Drogas (Sismud), conforme previsto na Lei 6.608/16, que estabelece o funcionamento desse sistema. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social é a gestora do sistema.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, explica que com essa iniciativa, a Prefeitura de Natal busca promover a conscientização e a prevenção do uso de drogas entre crianças e adolescentes, fortalecendo a estrutura familiar como um elemento de proteção. A proposta do programa é contribuir para a formação de uma comunidade mais saudável e livre do abuso de substâncias psicoativas.