Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

31/05/2023 11:00
  • SMS capacita servidores para análise de dados epidemiológicos
Foto: SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal realizou uma oficina de capacitação com a intenção de qualificar servidores da saúde do município para a análise e interpretação de dados epidemiológicos no território de Natal. A oficina foi realizada por meio do Núcleo de Agravos Notificáveis, pertencente ao Departamento de Vigilância em Saúde, em parceria com o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Secretaria Estadual de Saúde. 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Agravos Notificáveis, Karen Teixeira, a capacitação é importante para o planejamento de ações eficazes de prevenção e controle de doenças. “O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) desempenha um papel fundamental no monitoramento e controle de doenças em todo o país, sendo a capacitação dos servidores, essencial para fortalecer o sistema de vigilância epidemiológica”.

Vaneska Gadelha, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, destaca ainda que a descentralização do sistema vai ajudar na coleta e notificação de dados. “Hoje estamos conseguindo executar 100% a descentralização na utilização desse sistema aqui em Natal. Esse é um processo de extrema importância, pois assim poderemos ter uma dimensão maior sobre esses dados epidemiológicos do município”.

A capacitação aconteceu entre os dias 23 e 26 de maio, e reuniu cerca de 35 profissionais da área da saúde. Foram ministrados diversos conteúdos, como palestras e atividades práticas sobre a importância dos boletins epidemiológicos como ferramenta para tomada de decisões; o uso correto do SINAN, além da apresentação das principais técnicas de análise de dados epidemiológicos.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css