29/05/2023 15:30
  • Acessibilidade e inclusão: Semtas realiza Cadastro Único em libras
Foto: Semtas

Todos os dias a população com deficiência auditiva enfrenta inúmeras barreiras no processo de comunicação. O acesso a diversos serviços básicos é um desafio para esses cidadãos que dependem de um atendimento via intérprete de libras ou um acompanhante. Com o objetivo e a responsabilidade de intermediar a comunicação entre usuários surdos com os entrevistadores do Cadastro Único, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social - Semtas, realizou nesta segunda-feira, 29, um atendimento diferenciado em Libras (Língua Brasileira de Sinais), na unidade do Panatis.

Por entender a importância da comunicação para acessar os serviços socioassistenciais  disponibilizados pelo município de Natal, garantindo a pessoa surda ou com deficiência auditiva o direito de ser bem compreendida em todos os espaços que ela necessite acessar, a Semtas uniu seus dois serviços, do Cadastro Único e da Central de Libras, para incluir um usuário no cadastro único. A partir das informações socioeconômicas cadastradas, a usuária Priscila do Carmo será selecionada para os diversos benefícios e programas sociais, como Bolsa Família, por exemplo.

"A Semtas, através da parceria da Central de Libras com o Cadastro Único, planeja e executa políticas públicas para garantir autonomia, sociabilidade, proteção e respeito para esta população e vem quebrando barreiras. A Semtas mantém também parceria com instituições assistenciais que lidam diretamente com este público, por meio de Termo de Fomento, e acompanha a luta das entidades e o quanto este serviço possibilita acessibilidade, inclusão e garantia de direitos", afirma a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

Cadastro Único

Natal é a única capital do país a disponibilizar duas unidades exclusivas para o Cadastro Único: Potengi e Ribeira. O Cadastro Único (CadÚnico) reúne informações sobre as famílias de baixa renda. O registro mostra onde estão essas famílias, quem faz parte delas, qual a situação social e de renda. Com base no CadÚnico, o Governo Federal, Estados e Prefeituras podem planejar e incluir as pessoas em situação de vulnerabilidade nos programas sociais.

O agendamento virtual é feito por meio do aplicativo Natal Digital. Após baixar o app, disponível no Google Play e Apple Store, o usuário deve clicar no ícone “Serviços” e depois clicar em “Cadastro Único” e seguir o passo a passo preenchendo os campos necessários para o atendimento.

A Unidade I do Cadastro Único, funciona na Praça Augusto Severo n.º 260, na Ribeira, próximo à antiga rodoviária, atendendo a população dos bairros das zonas Leste, Oeste e Sul. A Unidade II atende toda a Zona Norte, localizada no bairro Potengi.

Central de Libras

Natal é a única cidade do RN a ter Central de Libras e é referência na região nordeste por ter uma metodologia de trabalho eficiente. A Central de Libras fornece serviços de tradução e interpretação na língua brasileira de sinais para dar apoio à pessoa surda ou com deficiência auditiva. O serviço funciona no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo do Alecrim, na Avenida Presidente Bandeira, 765, no período das 8h às 17h.

O acompanhamento de um intérprete poderá ser solicitado por telefone através do 988982646, pelo próprio surdo por meio de chamada de vídeo ou através de um familiar, ou presencialmente, para os mais diversos fins, como: matrícula escolar, entrevista de emprego, serviço bancário, casamento, realização de consulta, exame médico, entre outros. A pessoa surda ou com deficiência auditiva só precisa morar em Natal.