15/10/2022 18:03
  • Com participação da Prefeitura, criação do Parque Tecnológico Augusto Severo (PAX) é oficializada

Sinalizando um marco histórico para o ecossistema de inovação do Município, até mesmo para o país, a Prefeitura do Natal esteve nesta última terça-feira (11) na Assembleia Geral para firmar sua participação na criação do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX). A Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) representou a Prefeitura por meio da titular Joanna Guerra, bem como a Secretária Adjunta Carolina Barbosa e o Diretor do Departamento de Planejamento e Gestão da Sempla, Cledilson Filho. Na ocasião, também esteve representando a Prefeitura, o titular da Secretaria Extraordinária de Gestão de Projetos Especiais (Segepe), Carlos Alexandre.

O evento ocorreu no auditório do Instituto Santos Dumont (ISD), uma das entidades que integram a associação fundadora do PAX e pautou a escolha do presidente da Assembleia Geral, bem como a aprovação do estatuto e do Regimento Interno. Também foi aprovada a primeira composição do Conselho de Administração, na qual tomou posse de uma das cadeiras, a Secretária Municipal Joanna Guerra e Carolina Barbosa, como sua suplente. Na solenidade, também aconteceu a eleição do Conselho Fiscal, da qual preencheu uma das cadeiras, Carlos Alexandre, na condição de titular, e Cledilson Filho, como seu suplente.

Na composição do Conselho de Administração da Associação do PAX, 15 instituições firmaram compromisso, dentre elas, Governo do Estado, Prefeituras dos municípios de Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Natal, Instituto Santos Dumont (ISD); Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN) e a Fecomércio RN.

O prédio sede do PAX funcionará em Macaíba, próximo ao Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e terá como objetivo, ser um local de promoção de negócios, trocas e coordenação de projetos nas áreas de ciências, tecnologia e inovação.

Antes de firmar parceria com o PAX, a Prefeitura do Natal já era parceira do Parque Tecnológico Metrópole Digital, vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), tendo assento no Conselho de Administração, via Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla). Este Parque, que desenvolve atividades relacionadas à ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação, foi o primeiro a ser consolidado no Rio Grande do Norte e tem o apoio integral desde o primeiro instante pela Prefeitura, a qual trabalhou para viabilizar a normatização tributária, deixando-o mais atrativo à instalação de empresas diante da redução de impostos.