07/06/2018 16:30
  • Processos eletrônicos da Semut evitam uso de papel e geram economia ao Município

Na Semana do Meio Ambiente uma mostra de contribuição na economia de papel e impressões geradas pelos serviços oferecidos pela Prefeitura do Natal é dada pela Secretaria Municipal de Tributação com a abertura e acompanhamento de processos de forma eletrônica. Além de evitar o uso de papel e gerar economia ao município, o sistema permite que o usuário não precise se deslocar à sede da Semut para abrir o processo.

Os números da economia são significativos. Se fossem utilizados papeis para abrir o processo, no qual há a necessidade de copiar documentos, além de gerar folhas com conteúdos do próprio procedimento, seriam utilizadas cerca de 50 folhas de papel, em média, por processo. Atualmente, estão em andamento 70 mil processos realizados diretamente no sistema criado pela Semut, pelo Portal Directa: https://directa.natal.rn.gov.br.

Isso significa 3,5 milhões de folhas de papel que seriam utilizadas, caso esses processos fossem feitos de forma manual e não eletrônica. Continuando o cálculo, seriam necessárias sete mil resmas de papel, gerando o custo R$ 140 mil ao Município. A intenção do secretário Municipal de Tributação, Ludenilson Lopes, é de que outras secretarias municipais utilizem o sistema criado pela própria Semut, possibilitando uma economia ainda maior. Já utilizam o sistema a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e a Procuradoria Geral do Município.

O usuário encontra também um manual disponível no site da Semut com todo o passo a passo para utilizar o sistema, dando dicas de ferramentas necessárias, como uso do Adobe Reader instalado no equipamento para poder gerar documentos em PDF e anexar os documentos pedidos no decorrer do requerimento, podendo ser feito através do link www.natal.rn.gov.br/semut/orientacoes/CartilhaRequerimentoAcesso.pdf.

O usuário pode consultar o andamento do processo, ou através de procurador ou advogado autorizado, e ainda fazer modificações necessárias quando solicitado. O acesso para inclusão de processos só está disponível para quem tem login cadastrado no Portal Directa. As orientações para solicitar o acesso estão disponíveis em: https://www.natal.rn.gov.br/semut/orientacoes/CartilhaRequerimentoAcesso.pdf.