Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

31/10/2025 15:20
  • Ação na UBS Ronaldo Machado marca encerramento da Campanha Outubro Verde em Natal

A quinta-feira (30) foi marcada pelo encerramento da campanha de combate à sífilis e à sífilis congênita no município. A Unidade de Saúde Ronaldo Machado realizou o encerramento oficial da campanha Outubro Verde em Natal, reforçando a importância do diagnóstico e do tratamento adequado da sífilis para a população do bairro Planalto.

A secretária-adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), Sandra Raissa, destacou que a sífilis tem prevenção e cura. “Realizamos um mês temático reforçando o uso de preservativos, a realização de testes rápidos e o tratamento adequado, principalmente para as mães durante a gestação. E queremos reforçar que os atendimentos continuam acontecendo durante todo o ano nas nossas unidades de saúde, basta o munícipe procurar um dos serviços”, disse.

Durante a manhã, foram realizadas rodas de conversa sobre prevenção e tratamento da sífilis, testes rápidos para detecção da doença, distribuição de preservativos e entrega de materiais informativos.

De janeiro a agosto de 2025, foram registrados 2.174 novos casos de sífilis em Natal. De acordo com o boletim epidemiológico, a distribuição dos casos por região de saúde revela que o Distrito Oeste apresentou o maior percentual de casos, com 24,89%, seguido pelo Distrito Sul, com 23,37% dos registros.

“Esse é justamente o perfil geográfico de nossos usuários, por isso ficamos imensamente felizes com a solicitação de realizar o encerramento de uma campanha tão necessária e pouco discutida. É de extrema importância discutir a saúde sexual, ampliando as informações para o enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis, doenças silenciosas que têm afetado cada vez mais a população”, disse Alinne Kellyane, diretora da unidade, sobre a importância da ação.

Outubro Verde em Natal

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Sua principal forma de transmissão é por meio de relações sexuais desprotegidas com uma pessoa infectada, mas também pode ocorrer da mãe para o bebê durante a gestação ou o parto, por transfusão de sangue ou pelo compartilhamento de objetos cortantes.

Durante todo o mês, a campanha Outubro Verde foi desenvolvida nas unidades de saúde de Natal, promovendo ações educativas, realização de testes, distribuição de materiais informativos e orientação sobre os cuidados no pré-natal para evitar a transmissão da doença.





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css