natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A partir desta sexta-feira (31), os usuários da Vila de Ponta Negra poderão contar com mais um reforço na prevenção de agravos à saúde. A Unidade de Saúde Ponta Negra volta a oferecer as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), após reforma que melhorou a estrutura do espaço, garantindo mais conforto e bem-estar à população.
Magda Fabiana Dantas da Costa, diretora do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (CERPIC), explicou que a unidade faz parte da Rede PICS SUS Natal, que oferece diversas práticas complementares em todo o território.
“Hoje estamos aqui na unidade de Ponta Negra, mais uma das contempladas com as práticas integrativas. Realizamos um acolhimento muito interessante, com a participação de adultos e crianças. Esse acolhimento continuará ocorrendo semanalmente, e nossa equipe retornará para apoiar o serviço”, afirmou Magda.
Suênia Eufrázio, diretora da unidade, explicou que a oferta das práticas estava temporariamente suspensa devido à reforma da unidade e do espaço onde os acolhimentos são realizados. “Devido às obras de melhoria na unidade, tivemos que interromper temporariamente a oferta das práticas, mas hoje iniciamos as marcações e tivemos uma resposta muito positiva da população, que compareceu e elogiou os procedimentos”, disse.
Os usuários poderão contar com práticas integrativas como auriculoterapia, aromaterapia, cromoterapia e reiki. “Tudo isso visa ao bem-estar, a um melhor acolhimento e a aproximar a comunidade da unidade. É também para que entendam a importância das PICS como acompanhamento complementar ao trabalho realizado pelos médicos”, explicou Tasia Damásio, terapeuta integrativa responsável pelos atendimentos na unidade.
Após o atendimento na unidade, caso os profissionais de saúde identifiquem sinais e sintomas como ansiedade, insônia, tristeza, estresse, dores recorrentes sem causas físicas claras, sintomas psicossomáticos, fadiga persistente ou outros sinais de sofrimento físico ou mental, são realizados os encaminhamentos para acolhimento com as práticas. A equipe da unidade então realiza o agendamento para as PICS, que acontecem todas as sextas-feiras, das 9h às 13h.
Moradora da região, a dona de casa Luciana Moura procurou a unidade nesta sexta-feira com queixa de dor no ombro e relatou melhora após o acolhimento com a equipe das PICS. “Estou me sentindo muito bem. Cheguei com uma dor horrível no ombro, não conseguia nem mexer e agora consigo até levantar o braço, graças ao trabalho do pessoal. Recomendo muito e voltarei com certeza!”, disse.
As PICS são abordagens terapêuticas voltadas à prevenção de agravos à saúde, promoção e recuperação do bem-estar, enfatizando escuta acolhedora, construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Essas práticas foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC), sendo Natal uma das cidades pioneiras na oferta do método. O SUS oferece, de forma integral e gratuita, 29 modalidades de PICS à população.
Rede PICS SUS Natal
A Rede PICS SUS Natal é composta pelo Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (CERPIC), por cerca de 36 unidades de atenção primária e especializada, e pelo Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (FUNPICS), que oferecem práticas como acupuntura, auriculoterapia, aromaterapia, moxabustão e reiki. De janeiro a agosto deste ano, já foram registrados mais de 24 mil atendimentos, sendo mais de 10 mil na Atenção Primária e 14 mil no CERPIC.
Os munícipes podem procurar as unidades de saúde de seu território, e os profissionais realizarão o encaminhamento para um dos serviços, com a ficha de referência e contrarreferência contendo a queixa principal.
O CERPIC está localizado na Avenida Deodoro da Fonseca, nº 535, bairro de Petrópolis, funcionando de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h.
Mais informações pelo telefone (84) 3232-4593 ou e-mail: cerpicsms@gmail.com