31/05/2023 10:35
  • Estudantes da Escola M. João Paulo II visitam o Navio-Patrulha Araguari
Foto: Manoel Barbosa / SME

Estudantes da Escola Municipal João Paulo II visitaram o Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”, da Marinha do Brasil, nesta terça-feira (30). A ocasião, que levou 23 alunos da instituição, foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do projeto Pelotão da Cidadania e Protagonismo Juvenil, organizado pelo Setor de Articulação Escola e Comunidade (SAEC) e o Departamento de Atenção ao Educando (DAE).

Acompanhando os estudantes da Escola Municipal João Paulo II, o professor Josivan da Silva Jales, reforçou o valor da ocasião para o imaginário pedagógico dos estudantes. “Isso possibilita para eles a oportunidade de conhecer como funciona a defesa do país. Traz um entendimento maior dos detalhes do mundo que vivem. Ajuda-os a amadurecer e contribui na possibilidade de quem sabe um deles se interessar pela carreira na Marinha”, falou.

Atuando no Departamento de Atenção ao Educando (DAE), a professora Marluce Cavalcanti Silva, comentou sobre a realização do projeto e os benefícios para as crianças da Rede Municipal de Ensino. “Esses estudantes já saem da escola orientados que iriam para uma aula de historiografia. A cada dia momentos assim enriquecem o saber dos alunos, e eles repassam esses conhecimentos e experiências. É fundamental”, disse a professora que trabalha em parceria com Antônio Gomes de Carvalho no Pelotão da Cidadania.

O estudante David Lucas de Oliveira do Nascimento, do 4º ano do Ensino Fundamental, disse que nunca tinha visitado um navio. “Achei muito legal aqui”, comentou. Quem também teve a primeira experiência com a embarcação foi Ewelim Izabelly Santos de Sousa, matriculada no 4º ano que contou que é uma experiência diferente. “Aprendi como se controla um navio, um GPS e vários tipos de coisas. Aqui é muito legal”, confirma.

O capitão de fragata, Márcio Jorge dos Santos é o comandante do navio Araguari e comentou sobre a visita dos estudantes e as oportunidades que ela proporciona. "A visita é uma excelente oportunidade para os alunos terem contato com as atividades operativas desenvolvidas pela Marinha do Brasil, em especial no Nordeste brasileiro. O conhecimento transmitido no navio contribui para fomentar a mentalidade marítima nesses jovens. Tudo isso se reveste de maior importância ainda se considerarmos que o Rio Grande do Norte é um Estado de vasto litoral e assim, por natureza, vocacionado para o mar. Espero que a visita seja um fator motivador para que, no futuro, alguns desses jovens juntem-se a nós nos conveses dos navios da Marinha do Brasil”.