Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

03/02/2023 14:30
  • Laboratórios de Informática das Escolas Municipais recebem investimentos de quase R$ 3 milhões
Foto: Manoel Barbosa/SME

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem investindo em tecnologia para contribuir com o desempenho educacional dos estudantes da sua Rede de Ensino. Neste início de ano, a secretaria segue com a distribuição de novos computadores para equipar os laboratórios de informática das escolas de Ensino Fundamental. Serão instalados 23 novos laboratórios com cerca de 15 máquinas em cada um. O investimento é de aproximadamente R$ 3 milhões.

Até o momento, os laboratórios foram instalados e testados pela equipe do Setor de Informática da SME-Natal nas Escolas Municipais Estudante Emmanuel Bezerra, Jornalista Erivan França, Prefeito Mário Eugênio Lyra, Nossa Senhora dos Navegantes, Professor Amadeu Araújo, Professor Carlos Bello Moreno, Professora Zeneide Igino de Moura, Ferreira Itajubá e Celestino Pimentel. Foram adquiridos aproximadamente 400 computadores que também irão beneficiar os setores administrativos das unidades de ensino. 

“É com grande alegria que vivenciamos a entrega de novos equipamentos para reestruturação e modernização de laboratórios de informática nas escolas. Trata-se de mais uma estratégia, dentre outras, para impulsionar o processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes”, destaca a titular da SME-Natal, professora Cristina Diniz.

A Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, situada no bairro Neópolis, foi recentemente contemplada com a entrega de sete novos computadores para modernizar e compor o laboratório de informática, somados a outras oito máquinas já existentes e em bom estado de conservação no espaço, totalizando 15 computadores no laboratório de informática. As aulas nesse ambiente são realizadas para atender uma demanda de 283 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A gestora pedagógica Raquel da Silva Soares explicou como funciona a dinâmica do laboratório. “As aulas têm duração de uma hora e o professor da turma acompanha todo o processo de ensino-aprendizagem, e geralmente, solicitam a professora do laboratório para realizar as atividades didáticas pedagógicas junto às turmas que dão aula”, disse.  

Para a diretora, os avanços tecnológicos estão tomando conta do mundo.  “Hoje quem não está antenado com as tecnologias terá dificuldade no desenvolvimento pessoal. Destacamos a importância da entrega desses novos computadores para a nossa unidade de ensino, oportunizando aos estudantes o direito de explorar o mundo da informação. Os alunos adoram as aulas no laboratório de informática e curtem o momento pedagógico voltado para as tecnologias”, destacou Raquel da Silva Soares.  

A professora do 3º ano, Cilene Carla Silva Souto, explicou que é feito um planejamento com os professores e compartilhado com a professora do laboratório. “É utilizado o conteúdo desenvolvido em sala de aula, com os recursos da tecnologia. Por exemplo, elaboramos uma aula de Ciências e dentro do assunto observamos qual vídeo traria aquele texto de outra forma, ou seja, uma maneira diferente de ver os conteúdos, contemplando um momento riquíssimo”, frisou. A professora também utiliza o recurso tecnológico da Lousa Digital.  

O estudante do 5º ano, Maycon Rafael Lopes de Santos (10 anos), ressaltou que está adorando as aulas no laboratório. “Aqui é muito bom estudar. A pessoa se diverte e aprende nos computadores. Faço minhas tarefas e atividades passadas pela professora”, contou.  

Da mesma turma, Ezequiel da Silva Santos, de 11 anos, contou que aprendeu a fazer conta de divisão utilizando o computador. “Quando cheguei aqui na escola, não sabia fazer conta de divisão, vim para os computadores e aprendi rapidinho. Também gosto de ouvir música com os meus amigos”, reforçou o estudante.   



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css