Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

28/11/2022 11:00
  • Semurb investiga e tampona ligação clandestina de esgoto na Praia de Ponta Negra
Divulgação/Semurb

Para identificar de onde partiam os efluentes que estavam chegando à Praia de Ponta Negra por meio de ligações clandestinas, a fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), finalizou nesse fim de semana, dias 27 e 28 de novembro, uma investigação no sistema de drenagem do bairro de Ponta Negra. Depois de quatro vistorias, os fiscais conseguiram identificar o ponto de lançamento dos esgotos, que era feito por um bar situado na Av. Praia de Pirangi. 

A rede vistoriada atravessa as Avenidas Engenheiro Roberto Freire, Praia de Pirangi e Rota do Sol. O bar foi autuado com multa grave, que inicia em R$ 2.364,86 e pode chegar a R$ 9.095,63.  O proprietário do estabelecimento acompanhou todo o processo de abertura dos sistemas, inclusive de seu bar, e ficou surpreso ao saber que o esgoto que chegava à Ponta Negra era de seu estabelecimento.

"Os fiscais da Semurb vinham há cerca de 20 dias realizando uma investigação para descobrir a origem dos esgotos que chegavam à praia a partir do sistema de drenagem de águas da chuva",  disse o supervisor de fiscalização ambiental da Semurb, Gustavo Szilagyi. 

“Nas três visitas anteriores pudemos verificar o trecho de onde provavelmente partia a ligação clandestina. Na primeira intervenção encontramos o ponto de ligação na drenagem, e este partia diretamente da caixa de passagem de esgotos do bar, que deveria estar ligado à rede de esgotos da CAERN, mas, na verdade, estava ligado à rede de drenagem”, acrescenta o supervisor. 

Ainda segundo Szilagyi, após o tamponamento da ligação clandestina, todos os poços de visita foram abertas e vimos que não escorriam mais esgotos para a praia, pelo menos não nestes pontos do sistema de drenagem”, finaliza.

Além da ligação clandestina de esgotos brutos no sistema de drenagem flagrado pela manhã do sábado (26), à tarde foi vistoriado o lançamento de águas de piscinas para a via pública na Roberto Freire, o condomínio responsável pela evasão de água servida será autuado durante a semana. 

Imóveis e terrenos baldios

Os fiscais também deram continuidade ao monitoramento de terrenos e imóveis em situação de descaso ambiental situados no bairro e em outras localidades. Ao total, foram vistoriados 33 terrenos baldios, onde 15 estavam necessitando de reparos. No domingo (27), a equipe percorreu alguns bairros para levantar a situação de higidez ambiental de terrenos autuados ou em situação irregular

“Foi lavrado Auto de Infração Ambiental com previsão de advertência por escrito, e o prazo de 60 dias para adoção de providências relativas a limpeza do lote e cercamento do lote e urbanização do passeio público”, explica o supervisor de fiscalização.

As vistorias foram  nas ruas Poeta Jorge Fernandes, Arístides Porpino Filho,Brisa do Mar, Serquiz Elias, Dr. Manoel Augusto Bezerra de Araújo, Areia Branca, da Campina e Manoel de Pininha, em Ponta Negra. Além dessas, a Rua Boanerges Soares foi fiscalizada, no bairro de Pitimbu; a Av. Presidente Café Filho, nas proximidades da Praia do Meio; e a Av. Hermes da Fonseca, em Tirol. 

Qualquer pessoa que presenciar situação similar pode denunciar na Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Lembrando que as denúncias podem ser feitas de forma anônima.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css