28/09/2022 14:45
  • Servidora do TJRN fala sobre Comunicação Não Violenta com educadores infantis
Foto: Adrovando Claro/SME

A Secretaria Municipal de Educação (SME-Natal), por meio do Departamento de Educação Infantil, realizou durante a terça-feira (27), a palestra “Comunicação não violenta no contexto da Educação Infantil”, que aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).  A palestra foi proferida pela doutora Elanne Canuto, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e contou com a presença de assessores pedagógicos, educadores infantis, coordenadores e gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).

A doutora Elanne Canuto iniciou a palestra destacando que ela como mediadora de conflitos e trabalho por um mundo de cultura de paz, acreditava ter uma futura geração pacífica e se trabalhar desde já com as crianças, formar a atual geração pacífica e pacificadora, será um caminho para que se tenha um amanhã melhor, um mundo diferente.

A palestrante ainda ressaltou que a comunicação não violenta se inspirou nos princípios de Mahatma Gandhi, cuja base era a não violência, o amor, a verdade, na resistência civil ou desobediência civil para leis injustas. “Devemos ensinar as crianças, que os nossos atos transcendem a razão, de termos princípios de respeito, compreensão, aceitação, apreciação e compaixão, e de que eu e o outro somos um só. Eu não vou ser feliz e viver, estar bem, se o outro não estiver”, afirmou.

“Temos que abrir espaços nas escolas para as crianças falarem o que incomoda. Todas as vezes que eu calo uma criança, sem permitir espaço seguro para ela falar aquilo que incomoda, eu crio uma vítima potencial.  Quando eu abro o espaço para ela falar, eu crio uma criança que vai lutar contra a violência”, assegurou a doutora Elanne Canuto.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano destacou a importância da formação e ressaltou também a iniciativa da SME-Natal em tratar da temática. “Esse momento hoje da formação é muito importante porque apresenta a temática da comunicação não violenta no contexto da Educação Infantil, abordando não só a relação de parceria entre as crianças, mas entre profissionais e dos profissionais entre si. A instituição de Educação Infantil é também lugar de conflito e há uma necessidade de que as pessoas percebam como superar esses conflitos em uma relação de respeito, diálogo e de responsabilidade”.

De acordo coma professora Naire Jane Capistrano, na Secretaria Municipal de Educação desde 2019. “Existe um trabalho formativo que aborda a Comunicação Não Violenta, e esse trabalho já vem formando os profissionais, tendo em torno de 2000 profissionais já formados, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, por uma equipe de assessores do Departamento de Ensino Fundamental.

A professora Maria Valdete Martins Rodrigues, coordenadora do CMEI Elizabeth Teotônio da Fonseca Melo, localizado na Redinha, destacou que é importante que a criança já cresça tendo o sentido que é preciso respeitar o outro e se fazer o princípio de uma sociedade que preserve, principalmente, o direito humano e a não violência em qualquer sentido.

“É muito importante essa palestra para o nosso fazer pedagógico, que nos faz refletir a questão da não violência, de como está exercitando isso, com a nossa fala, o trato com as crianças, para que elas possam crescer pessoas atuando na comunicação da não violência”, destacou a gestora pedagógica do CMEI Paulina Engrácia Mariz de Faria, Glenda Barreto Gonçalves de França. O CMEI está localizado no bairro Potengi.