18/08/2022 09:30
  • USF Planície das Mangueiras é entregue à população totalmente reformada e ampliada
Foto: Joana Lima / Redação: Secom

A Prefeitura de Natal inaugurou nesta quarta-feira (17), a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Planície das Mangueiras, localizada no Distrito Sanitário Norte II, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte da capital. A unidade foi totalmente reformada e ampliada com recursos próprios, no valor de quase R$ 400 mil, e conta agora com capacidade para até três equipes de Saúde da Família e a possibilidade de atender até 12 mil pessoas.

“Como médico e gestor, a área da saúde é uma prioridade do nosso mandato, principalmente depois de uma pandemia que atingiu todo o planeta, com o vírus da Covid 19. Então, entregar uma obra deste nível, em uma área de grande população, é motivo de orgulho”, disse o prefeito Álvaro Dias.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, George Antunes, “esta ampliação era uma demanda antiga da população da região e foi realizada com bastante diálogo e na busca de melhorias na assistência aos moradores e funcionários, seguindo determinação do prefeito Álvaro Dias. Antes, o prédio tinha pouca estrutura. As pessoas eram atendidas em contêineres. Agora, com prédio e equipamentos novos, entregamos um ambiente mais digno para quem precisa procurar uma unidade de saúde”.

O diretor da USF, Nerivaldo Luiz da Silva, comentou da importância da ampliação do prédio, que fica localizado em uma região com cerca de 100 mil moradores. “Aqui, a área era restrita e passou a atender uma demanda maior, com estrutura totalmente nova”, comemora. Para a moradora Maria Rejane de Araújo, a obra “é muito importante para a comunidade. A nova estrutura está muito boa”. Esta é a mesma opinião do morador Alberto Salomão de Oliveira, que vive no bairro há 26 anos. “A unidade chegou na hora certa. O prefeito Álvaro Dias olhou para nós. Estamos muito felizes”, disse.

Com a ampliação, será possível oferecer diversos serviços à comunidade, como ações de promoção à saúde, oferta de vacinas, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, procedimentos, curativos, administração de medicamentos e regulação para outros serviços na Rede de Atenção à Saúde. Além disso, será possível acompanhar ciclos de vida, pessoas com doenças crônicas, gestantes com consultas de pré-natal, oferta de exames de rastreamento do câncer de colo uterino e visitas domiciliares.