27/06/2022 15:30
  • Secretaria de Educação reúne os 72 gestores das Escolas de Ensino Fundamental
Foto: Manoel Barbosa/SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou na última sexta-feira (24), a reunião presencial com a gestão pedagógica das 72 Escolas de Ensino Fundamental, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O encontro abordou assuntos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), concurso para professor efetivo, contratação de professor seletivo, concurso de poesia, calendário de reuniões mensais com diretores pedagógicos e referenciais curriculares. Além disso, representantes da Secretaria Municipal de Saúde esclareceram pontos importantes sobre as arboviroses que estão em circulação.

Depois da abertura pela secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Jane Capistrano, que destacou a presença dos gestores e da abertura cultural realizada pelo assessor pedagógico Otávio Fidelis e pelo músico Rossano Júnior, o chefe do Centro de Controle de Zoonoses de Natal, Jan Pierre Martins de Araújo e o chefe do Núcleo de Operações de Campo do Centro de Zoonoses, Dinaldo Rodrigues, apresentaram algumas estratégias para combater certas doenças dentro das escolas. Os representantes da Secretaria Municipal de Saúde mostraram gráficos com dados sobre o crescimento das doenças epidemiológicas, esclarecendo a forma certa de combater esse problema.

Na segunda parte da reunião a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano e a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa, destacaram alguns pontos importantes para o funcionamento das unidades de ensino. Segundo a secretária adjunta, a alimentação na escola é muito importante para a aprendizagem do aluno. “Tudo é feito em função do aluno, a alimentação é para que o aluno chegue e aprenda. Sabemos que muitas vezes na unidade de ensino, o administrativo se sobrepõe nas demandas porque precisa ter um lanche, o transporte, a limpeza, mas tudo isso é em função do pedagógico que é o que move, nós somos professores para isso, para colocar em prática o pedagógico”.

Já a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa, pontuou que a Rede Municipal ficou dois anos no formato de ensino não presencial. “Precisamos correr atrás desses prejuízos, estamos desde já pensando em diversas estratégias. É importante que nós encontremos essas soluções juntos, escola e secretaria”, refletiu Barbosa.

“Trabalhar com educação requer trabalhar com planejamento e para fazermos isso coletivamente, enquanto rede, formações periódicas para aprendizados, orientações e partilhas são essenciais para garantir cada vez mais uma melhor qualidade no ensino”, destacou a gestora pedagógica da Escola Municipal Professora Noilde Pessoa Ramalho, Lilian Maria Araújo de Carvalho.

O gestor pedagógico da Escola Municipal Professor Otto de Brito Guerra, Alexandre Araújo, comentou que o encontro pedagógico é marcado como uma agenda significativa para a gestão pedagógica. “É importante, tendo em vista o número de situações que sempre surgem e que precisam de uma harmonia de conceitos norteadores das nossas decisões. Espero que outras oportunidades possam surgir assegurando uma unidade de trabalho em nossa rede”.