26/06/2022 09:00
  • Com maior premiação da história, Festival de Quadrilhas Juninas de Natal define campeãs
Foto: Joana Lima/ Redação: Secom

As grandes campeãs do 31º Festival de Quadrilhas Juninas de Natal foram definidas neste sábado (25). Foram dois grupos em disputa: o Grupo RN e o Grupo Grande Natal. No Grupo RN, na categoria estilizada a quadrilha Brejo de Ouro (Brejinho/RN) ficou com o título. Entre as tradicionais, a campeã foi a Junina Sertão. Já no Grupo da Grande Natal, na categoria estilizada, a Balão Dourado foi a grande vencedora. Nas tradicionais o primeiro lugar foi da quadrilha junina Zé Matuto e na categoria cômica o título foi da “Bibas de Santos”.  Na parte musical o público presente apreciou grandes apresentações. Subiram ao palco para abrilhantar a noite, Zé Hilton, Forraço, Luizinho Nobre e Khrystal.

A edição deste ano distribuiu a maior premiação da história da cidade amparadas em dois editais lançados pela secretaria municipal de Cultura que juntos somam R$ 517 mil. Além das quadrilhas juninas, foram distribuídos prêmios para os melhores noivos, marcadores e rainhas.

Mesmo após o término das apresentações, os integrantes das quadrilhas juninas não arredaram os pés do pavilhão onde dançaram para acompanhar a divulgação do resultado. A torcida também permaneceu nas arquibancadas. A tensão era evidente entre todos os presentes. A apuração teve momentos de angústia, sofrimento e nervosismo. Quando os primeiros resultados começaram a ser informados a ansiedade foi dando lugar a alegria.

Os mais empolgados eram os representantes da quadrilha junina Brejo de Ouro, do Município de Brejinho/RN. Eles ficaram com o título na categoria estilizada do grupo RN. Yuri Marques recebeu o troféu e o cheque no valor de R$ 12 mil das mãos dos organizadores da iniciativa. Ele não escondeu a emoção com a conquista: “Foram mais de seis meses de ensaio, um trabalho duro, árduo e de muito comprometimento. Esse título veio para coroar o esforço e a dedicação de todos do grupo. Estou muito emocionado”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, participou de mais uma noite do evento e comentou sobre os investimentos realizados pela gestão do prefeito Álvaro Dias na realização do São João: “Desde a chegada de Álvaro Dias à Prefeitura tivemos um resgate da tradição do São João na cidade. O prefeito sabe que essa é a festa popular de maior representatividade da nossa região e o povo abraça. Os investimentos estavam crescentes, mas a pandemia paralisou tudo. Após a melhora dos índices epidemiológicos e com o avanço da vacinação voltamos a realizar toda a iniciativa. Tem sido muito gratificante acompanhar a alegria e o envolvimento de todos com o nosso São João”, ressaltou.

Dácio comentou sobre o incremento dado ao Festival de Quadrilhas Juninas de Natal: “Mesmo com todas as dificuldades, concentramos os investimentos nos Arraiás de Bairros e no Festival. São mais de R$ 517 mil disponibilizados em dois editais. Em virtude disso, estamos oferecendo a maior premiação da história de Natal, como também o Festival de Quadrilhas Juninas da Capital Potiguar possui a maior premiação do Estado. Isso é valorização, compromisso e respeito pelo movimento junino que é muito forte na nossa cidade”, finalizou.

O São João de Natal segue neste domingo (26) na área externa da Arena das Dunas com mais uma noite de Festival Gastronômico, oferecendo ao público mais de vinte operações entre restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos dos mais diversos tipos como o Caldinho Gourmet, Cozinha da Nega, Pipoca Arretada, Mister Crepe, Pizza Massa, entre outras delícias.  Na parte musical, o domingo promete ser de fortes emoções com os shows de Deusa do Forró, Hugo e Heitor e Circuito Musical. As campeãs do Festival de Quadrilha também voltam à Arena das Dunas neste domingo para fazerem a apresentação final. A programação terá início às 19 horas. A entrada é franca.