04/01/2022 19:15
  • Natal lidera ranking de destinos mais procurados para viagens de verão no Brasil
Foto: Joana Lima/ Redação: Secom

Sol, mar, diversão e pé na areia têm sido o desejo de milhares de turistas brasileiros neste período de final e início de ano, com a retomada do turismo após a crise da pandemia. Um cenário que coloca Natal entre as cidades a encabeçar a mais recente pesquisa de viagem, desta vez da Buson, plataforma brasileira de busca de passagens rodoviárias. O aplicativo possui mais de 250 empresas parceiras e oferece em torno de 70 mil rotas por todo o Brasil.

Segundo a pesquisa, Natal e Fortaleza (CE) lideram o ranking das cidades mais procuradas para viagens no fim do ano, seguidas pelas também cidades de praia, Ubatuba (SP), Florianópolis (SC), Matinhos (PR) e Guarujá (SP). Completam a lista Morretes (PR), Ilhabela (SP), Paraty (RJ) e Bertioga (SP).

Os dados apontam para a alta procura durante as festas de final de ano, quando a capital ofertou um variado leque de atrações dentro da programação do Natal em Natal e do réveillon, com ações promovidas pela Prefeitura de Natal, exemplo do show pirotécnico em dois pontos da cidade. A cidade também sediou grandes réveillons como o Santé e o Réveillon dos Sonhos, que atraíram turistas de várias partes do país.

Titular da Secretaria Municipal do Turismo de Natal, Fernando Fernandes disse que esse número é resultado de um trabalho feito a várias mãos. “Natal se preparou para a retomada das atividades turísticas com trabalho intenso de divulgação do poder público em parceria com entidades do Turismo, como ABIH e Receptivos, além das instituições como Fecomércio, Sebrae e Fiern na preparação do Turismo Seguro, do qual Natal é exemplo. O resultado é um período de alta estação muito bom até março”, pontuou. Segundo o secretário, os números de ocupação estão acima de 86%.

O gestor destacou ainda que Natal tem muitos atrativos além da geografia e belezas naturais. “Uma das vantagens de Natal com relação a outras cidades vizinhas é a quantidade e diversidade de leitos. O turista que vem para Natal tem onde se hospedar. Desde hotéis seis estrelas a pequenas pousadas e pequenos hotéis, um leque de quase 27 mil leitos. Somos a maior cidade nordestina em leitos disponíveis”.

ATRATIVOS
A maior parte do turista que chega a Natal busca praias, sol e gastronomia. A orla urbana de Ponta Negra, onde se concentram  grande parte de bares e restaurantes, é um dos locais mais movimentados. A zona Sul teve um investimento da Prefeitura na requalificação da avenida Praia de Ponta Negra, com quase 1 km de alameda e melhorias paisagísticas.

A cidade também possui passeios pelo Rio Potengi e o Centro Histórico recuperado, com destaque para o Beco da Lama e Espaço Ruy Pereira. “Esses espaços valorizam o turismo histórico e cultural, também podemos incluir a abertura dos equipamentos como a Pinacoteca e a Fortaleza dos Reis Magos”.