20/11/2013 16:20
  • Vice-prefeita apóia "Copa Legal" que visa combater exploração sexual no RN

Wilma participou do lançamento do Selo nesta quarta-feira na Assembleia

A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, apóia o Selo “Copa Legal”, que foi lançada na manhã dessa quarta-feira (20) pela Assembleia Legislativa por iniciativa da deputada estadual Márcia Maia, que visa combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Rio Grande do Norte.

Wilma parabenizou a união de esforços para combater a exploração sexual, destacando que é a favor do envolvimento de todos os atores sociais na proteção da infância e juventude. “Esse abraço que estamos dando agora servirá para resguardar os direitos das nossas crianças e adolescentes não apenas para a Copa do Mundo, mas para depois”.

Segundo a presidente da Frente Parlamentar da Criança e Adolescente, Márcia Maia, na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, houve um aumento de 40% no número de pessoas que sofreram exploração sexual. E existem previsões semelhantes para o Brasil. “Num intervalo de dois anos, nosso país vai receber dois grandes eventos mundiais, a Copa e as Olimpíadas, em 2016. Apenas na Copa, o Brasil receberá uma média de 600 mil turistas. Vamos mostrar que somos um povo acolhedor, mas que não iremos tolerar a violação de direitos”, disse.

Copa Legal
O selo será conferido a bares, restaurantes, lanchonetes, estabelecimentos comerciais ligados ao entretenimento, turismo, organizações públicas e privadas que desenvolvam ou se comprometam a desenvolver programas, projetos e ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em seus ambientes e em suas áreas de atuação. O selo será entregue em 18 de maio de 2014, Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Durante o evento, assinaram a carta-compromisso o presidente da Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares (ABRASEL-RN), Max Fonseca; a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Francisca Diassis Holanda; representante da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-RN); além do restaurante Camarões, Fogo e Chama, hotéis Praiamar, Holliday Inn e Ocean Palace.