Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

15/07/2025 13:10
  • Natal abre 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres com foco em democracia
Foto: Demis Roussos / SECOM

A Prefeitura do Natal deu início à 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, na manhã desta terça-feira (15). O evento, promovido por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), é realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE) e segue até esta quarta-feira (16).

Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, a conferência reúne mulheres de diferentes comunidades, movimentos sociais, representantes da sociedade civil e instituições públicas em um espaço de debate, escuta e construção coletiva. O objetivo é discutir os desafios enfrentados pelas mulheres na capital potiguar e propor soluções através de políticas públicas inclusivas, eficazes e transformadoras. A participação é gratuita e não exige inscrição prévia.

Durante a cerimônia de abertura, a vice-prefeita Joanna Guerra representando o prefeito Paulinho Freire e destacou o papel fundamental da conferência no fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres. “Este é um momento essencial de escuta e articulação coletiva. É aqui que traçamos caminhos para garantir mais proteção, oportunidades e reconhecimento às mulheres da nossa cidade. A Prefeitura do Natal tem investido em ações concretas para ampliar a rede de apoio à mulher, como o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha, o aperfeiçoamento dos serviços de atendimento às vítimas de violência e o incentivo ao empreendedorismo feminino. Nosso compromisso é com uma cidade mais segura e justa para todas”, afirmou a vice-prefeita.

A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Andréa Dias, também enfatizou a importância do evento como instrumento de construção democrática e inclusão. “A conferência é uma oportunidade ímpar para ouvir as mulheres da cidade e refletir sobre os caminhos que precisamos trilhar para superar desigualdades históricas. É um espaço plural, onde as vozes femininas ganham protagonismo na formulação de políticas públicas que transformam realidades. Este é um momento de união, força e construção coletiva”, destacou Andréa.

Para a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Ministério das Mulheres, Estela Bezerra, a conferencia impacta não só a vida das mulheres, mas a vida em sociedade. “As mulheres qualificam a política. A vida em sociedade ganha qualidade de vida quando as mulheres participam. Então, nós estamos aqui tanto para produzir políticas públicas, reivindicar políticas públicas que atendam a nossa necessidade, como o caso da violência contra as mulheres e, se a gente não fosse reivindicar, nunca seria tratado adequadamente. As mulheres continuariam como estão, ainda sendo vítimas de violência e de feminicídio”, comentou Estela. 

A programação da conferência inclui rodas de diálogo, grupos de trabalho temáticos, apresentações culturais e a eleição de delegadas que representarão o município na etapa estadual e nacional. A expectativa é que os debates resultem em propostas concretas para o fortalecimento das políticas públicas de gênero em Natal.

Confira a programação completa desta quarta, dia 16:

Manhã
* 8h – Início dos trabalhos na Plenária: Acolhimento;
* 8h30 – Trabalho em Grupos;
* 12h – Intervalo para Almoço.
* Atividades culturais

Tarde
* 13h– Plenária para apresentação dos Grupos;
* 16h – Escolha das Delegadas;
* 17h – Encerramento.





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css