25/04/2024 16:00
  • Semurb divulga normas para agendamento de eventos nos Bosque das Mangueiras
Kívia Pandolphi/Assessoria Semurb

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), informa à população as normas para agendamento de eventos no Bosque das Mangueiras, localizado no bairro de Lagoa Nova. Para garantir a conservação do local e o bom uso do espaço, os eventos devem seguir algumas diretrizes.

Como o Bosque das Mangueiras se trata de um espaço público, o primeiro passo é procurar a administração do local para consultar a agenda de datas disponíveis, informar o tipo, o porte e a estimativa de público do evento. Em seguida, caso seja aprovado, se dará início ao processo de licenciamento junto à Semurb para coleta das demais documentações.

São permitidos eventos com foco em pautas e projetos socioambientais, desde que de pequeno e médio porte e que não prejudiquem a fauna e flora locais como: feiras, workshops, cursos, palestras, atividades educativas, apresentações culturais, entre outros. Os eventos no local podem ocorrer de segunda a sábado até às 21h, já nos domingos e feriados até às 17h.

Como agendar?

Para realizar um evento no Bosque da Mangueiras, o primeiro passo é assinar um termo de compromisso contendo as regras. O termo deverá ser solicitado e enviado via e-mail ou pessoalmente na sede da Administração do Bosque, com uma antecedência mínima de quinze (15) dias da realização do evento.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 3616-9876, ou ainda pelo e-mail bosquedasmangueirasnatal@gmail.com.

Os organizadores são responsáveis pela preservação do Bosque das Mangueiras durante e após o evento. É importante recolher todo o lixo produzido e não causar danos à natureza local.

Além disso, antes de qualquer ação é preciso orientar a equipe e participantes do evento sobre condutas éticas e conscientes em ambientes naturais, que serão repassadas via termo de compromisso.

Já o Setor de Licenciamento Empresarial (SLE) da Semurb pode ser contactado através do WhatsApp (84) 3216-6497, disponível de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou pelo e-mail contato.semurb@gmail.com. O atendimento presencial também está disponível na sede da secretaria, localizada na Av. Nevaldo Rocha, 4665, Tirol.

O Bosque

O Bosque, com uma área de 14.125 m², é um espaço dedicado à preservação ambiental e à promoção de atividades sustentáveis. E fica localizado na Av. Nascimento de Castro, Lagoa Nova, sendo um espaço de atmosfera tranquila, amplo e arborizado, com pista de caminhada ou corrida e parquinhos infantis, além de duas salas de aula com capacidade para 50 pessoas. O local permite a entrada de animais domésticos com regras e abre às 5h da manhã e funciona até às 22h, de segunda à sexta. E nos domingos e feriados de 5h às 18h.