Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

27/03/2024 14:15
  • Vistoria conjunta monitora remediação em posto de combustíveis na zona Leste
Gil Araújo

Supervisionar o processo de remediação ambiental em andamento num posto de combustíveis no bairro do Alecrim, zona leste da cidade. Este foi o objetivo de uma vistoria conjunta realizada na manhã desta quarta-feira (27) por técnicos da da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e do Laboratório de Análises Físico-Químicas de Águas, Solo, Sedimento, Corrosão, Biocombustíveis, Resíduos Sólidos e Efluentes (NUPPRAR), da UFRN.

Trata-se de um trabalho técnico de remediação em postos que apresentavam nível de contaminação e necessitam se adequar. Esse trabalho abrange desde o acompanhamento do processo de remoção dos contaminantes até o monitoramento subsequente por até dois anos após a conclusão da descontaminação total.

“ A função da secretaria é assegurar que, mesmo após o licenciamento, o posto demonstre engajamento nos procedimentos de análise e descontaminação. A coleta de amostras foi realizada em poços de monitoramento, sendo três pontos subterrâneos no lote do posto em questão, com o objetivo de verificar a redução da contaminação previamente identificada”, explica a tecnóloga ambiental e analista da Semurb, Flavia Janiny.

O Projeto Áreas Contaminadas tem dado ênfase à intervenção em postos de combustíveis, devido ao Projeto de Adequação Ambiental de Postos de Combustíveis, em vigor desde 2010. No entanto, vale ressaltar que o escopo não se limita apenas a essa categoria de estabelecimento.

Cada análise realizada visa avaliar a redução dos contaminantes na região afetada. Essas avaliações são conduzidas em colaboração com o NUPPRAR, laboratório credenciado para esse tipo de avaliação. Após a análise pelo laboratório é emitido um laudo que é encaminhado tanto ao Ministério Público quanto ao empreendedor e à Semurb.

O grupo de trabalho do Projeto de Controle de Áreas Contaminadas, coordenado pela Semurb, também conta com o apoio da Secretaria de Saúde (SMS) e da Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (ARSBAN), havendo encontros periódicos para avaliação e discussão de situações que possam ter impactos à saúde pública.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css