Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

25/03/2024 12:53
  • Procon Natal constata aumento de preço nos ovos de páscoa em ralação ao ano passado
Alessandro Marques/Procon Natal

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon Natal, da Prefeitura Municipal do Natal, realizou entre os dias 7 a 21 deste mês, pesquisa de preço de ovos de chocolate para a Páscoa, e constatou um aumento de 12,32% em relação ao ano passado. As embalagens coloridas, as propagandas, estes são os atrativos que conquistam a criança na hora da escolha. Os ovos de personagens licenciados e com brinquedos são os mais solicitados pelas crianças, e também os mais caros. O Procon Natal orienta que se faça pesquisa de preço e qualidade. Além disso, ao escolher o produto, o consumidor deve verificar com atenção o prazo de validade, a composição e o peso líquido do produto.

A equipe percorreu 24 estabelecimentos do comércio da capital, entre Supermercados, Hipermercados, Atacarejos e Lojas de departamento/especializadas. Um total de quarenta tipos variados de ovos e chocolates das marcas, com gramaturas de 45 g até 560 g foram pesquisados, como também caixas de bombons sortidos variando de 250 g a 251 g. A pesquisa está disponibilizada no site: www.natal.rn.gov.br/procon/pesquisa. Com informações detalhadas sobre a pesquisa, o consumidor pode buscar vantagem no melhor preço para comprar. 


Orientações 
O consumidor deve pesquisar os preços e a qualidade dos produtos. Ovos de Páscoa caseiros podem ser uma boa opção para economizar. O Procon orienta que o consumidor fique atento às informações detalhadas sobre data de validade do produto, peso e composição. A embalagem deve estar em boas condições de armazenamento, verifique se não há amassados ou furos que podem contaminar o produto. Os brinquedos devem estar certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) ou ainda pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), além de serem compatíveis com a idade da criança. 

Ovos de chocolate importados devem trazer no rótulo a tradução em português. O consumidor pode verificar quais são os mais atrativos e, ainda, exigir o cumprimento da oferta, caso se depare com publicidade enganosa. Quanto à embalagem, o ideal é ler cuidadosamente, pois devem conter linguagem clara e informações, como: peso, quantidade, composição e características do produto. 

O consumidor que tiver dúvidas sobre a relação de consumo, e identificar ou suspeitar de irregularidades pode acionar o Procon Natal por meio do WhatsApp: (84) 98812-6538 e no e-mail: proconnatal@natal.rn.gov.br, como também, o atendimento presencial disponível na sede do Órgão, na rua Ulisses Caldas, 181 no bairro da Cidade Alta. Caso venha a encontrar problema em relação com a pesagem ou outras métricas, o consumidor pode recorrer ao Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-RN). 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css