27/02/2024 10:20
  • Redinha receberá serviços do Participa Natal nos Bairros neste sábado (2)
Foto: Joana Lima / Redação: Secom

A Prefeitura do Natal realizará a terceira edição do Participa Natal nos Bairros deste ano, no próximo sábado (2), na Redinha, Zona Norte da cidade. A ação se concentrará, das 8h às 12h30, nas dependências da Escola Municipal Professora Noilde Ramalho, à Rua Manoel Caetano, 835, onde as secretarias municipais e as empresas e instituições parceiras montarão seus espaços de atendimento, disponibilizando ao público mais de cem tipos de serviços.

“O Participa Natal nos Bairros é uma ação social e de cidadania muito importante, que tem levado às comunidades um grande mutirão de prestação de serviço e assistência, ao mesmo tempo que promove uma maior aproximação da população com a Prefeitura”, ressaltou o prefeito Álvaro Dias. Além de oferecer atendimento na área de saúde, como consultas médicas e alguns exames, o “Participa” na Redinha também ofertará serviços nas áreas de trabalho e renda, esporte, lazer, educação, cultura, estética e serviços urbanos.

Nesta quinta-feira (29), precedendo o evento do sábado, haverá uma reunião de mobilização e escuta da comunidade, na própria Escola Noilde Ramalho, a partir das 19h. “É uma reunião importante, por juntar pessoas da comunidade e lideranças numa conversa direta com os secretários municipais; é quando explicamos a dinâmica do evento do sábado e, principalmente, ouvimos sobre outras demandas que poderão integrar o plano de ação da gestão”, disse Joanna Guerra, secretaria de Planejamento e coordenadora do Participa Natal.

O Participa Natal nos Bairros foi interrompido durante a pandemia da Covid-19, retornou em julho de 2023 e teve nove edições realizadas, sendo duas já neste ano de 2024. No total, promoveu 46.552 atendimentos nos bairros Pajuçara (5.054), Planalto (8.622), Rocas (5.373), Lagoa azul (5.410), Felipe Camarão (6.215), Potengi (2.414), Alecrim (3.322), Nossa Senhora da Apresentação (6.254) e Igapó (4.018).

INSTITUIÇÕES E EMPRESAS PARCEIRAS

Fecomércio-RN (SESC e SENAC), OAB-RN, SEBRAE-RN, UNI/RN, INSS, Multimais, CDL Natal, Drogaria Santa Fé, Escola de Enfermagem Menino Jesus, COSERN, CAERN, Natal Óticas, ABA Clinic, Instituto Mix, Junta Militar, NuBus (NatalCard), Grupo Reviver Natal, Circular Brain e Natal Reciclagem Ltda.

SECRETARIAS E ÓRGÃOS MUNICIPAIS NA EDIÇÃO

Governo – SMG, Planejamento – Sempla, Comunicação Social – Secom, Trabalho e Assistência Social – Semtas, Ouvidoria, Saúde – SMS, Educação – SME, Cultura – Secult/Funcarte, Serviços Urbanos – Semsur, Mobilidade Urbana – STTU, Infraestrutura – Seinfra, Habitação e Regularização Fundiária – Seharpe, Defesa do Consumidor – Procon, Esporte e Lazer – SEL, Meio Ambiente e Urbanismo – Semurb, Política para as Mulheres – Semul, Saneamento Básico – ARSBAN, Limpeza – Urbana e Segurança Pública e Defesa Social – Semdes.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

Assistência e Desenvolvimento Social - Atendimentos do Cadastro Único, Orientações, inscrições e atualizações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida (faixa 1), Orientações/informações sobre benefícios e serviços da Previdência Social e de Assistência Social, Orientações sobre Aluguel Social, Auxílio Funeral e kit enxoval, Orientações jurídicas, Serviços da Junta Militar (alistamento, atestado de desobrigado, transferências de domicílio, dispensa), Orientações sobre regularização fundiária, Orientações para mulheres, crianças e adolescentes.

Trabalho e Renda - Atendimentos da Sala do Empreendedor: Formalização, orientação empresarial, emissão de boletos MEI, parcelamento da dívida MEI; Consulta SPC/SERASA, Orientações e emissão da Carteira Municipal do Artesão, Orientações sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Atendimento do PROCON.

Esporte e Lazer - Atividades físicas e recreativas, Atividades lúdicas diversas, Cadastros para emissão de Carteira da Pessoa com Deficiência (levar cópia do RG e CPF, comprovante atualizado de residência no município do Natal, foto 3x4, laudo médico com CID 10, que atesta a deficiência) e Espaço Kids.

Educação e Cultura - Oficinas de jogos, leitura e desenhos, Distribuição de livrinhos educativos, Orientações sobre os programas Tributo à Criança e Passe Livre, Matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA), Apresentações musicais e teatrais, Arte em grafite produzida na hora, Oficinas de pintura em ecobag, Atividades de educação ambiental, Plantio e distribuição de mudas, Presença de coletor de lixo eletrônico e orientações sobre o descarte correto do resíduo.

Saúde - Atendimento médico, Exames de Mamografia, Atendimento odontológico, Orientação de higienização bucal, Teste de visão e manutenção de óculos, Aferição de pressão arterial, Teste de glicemia, Vacinação, Avaliação de IMC, Orientações sobre métodos contraceptivos e Distribuição de preservativos masculinos e femininos, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), com massoterapia e acupuntura, Serviços de zoonoses (incluindo vacinação para cães e gatos), Promoção da saúde mental, Espaço de cuidados para famílias atípicas, atendimento nutricional e Orientações e teste rápido para IST’s.

Serviços Urbanos - Emissão de Cartão de Estacionamento (pessoa idosa e PcD), Emissão de Cartão Nubus (Natalcard), Distribuição de brindes sobre educação no trânsito, Solicitação de manutenção de iluminação pública, podas, canteiros e áreas verdes, Solicitação de manutenção de vias e Equipamentos de drenagem, Solicitação de revitalização de sinalização viária horizontal e vertical, Atendimento pela agência móvel da COSERN com troca de lâmpadas ineficientes por LED, Atendimento da unidade móvel CAERN, Orientações sobre desastres naturais e Ouvidoria sobre saneamento básico.

Estética - Cortes de cabelo, Esmaltação, Design de sobrancelha e Serviço de barbearia.