Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

31/05/2023 16:00
  • Natal possui áreas especiais que combinam proteção ambiental e o lazer da população
Foto: Joana Lima / Redação: Secom

Entre os dias 1 e 5 de junho, será comemorada a Semana Mundial do Meio Ambiente em Natal, uma celebração à natureza e aos cuidados que precisam ser tomados em prol da biodiversidade. Com parques e bosques, Natal é uma das capitais brasileiras que mais se destaca em termos de proteção ambiental, dispondo de espaços especiais, que combinam a proteção da fauna e flora local, com o lazer dos cidadãos natalenses e turistas que desejam conhecer e se conectar com a natureza. A abertura oficial da Semana do Meio Mabiente de Natal será nesta quinta-feira (01). 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), criam medidas para proporcionar uma melhor experiência aos visitantes, ao mesmo tempo que garantem maiores cuidados com os espaços ambientais da cidade, preservando a rica biodiversidade local. 

“São espaços para a cidade, para as pessoas. Estamos gerando qualidade de vida, preservando a natureza e fazendo com que as pessoas ocupem os espaços urbanos, seguindo a nossa política urbanística baseada na filosofia do arquiteto dinamarquês Jan Gehl”, ressalta o prefeito de Natal, Álvaro Dias, que tem voltado ações em sua gestão para que a população desfrutem desse tipo de espaços.

Dentro de Natal, entre as zonas Sul e Oeste, o Parque Natural da Cidade do Natal Dom Nivaldo Monte, mais conhecido popularmente como “Parque da Cidade”, é uma das principais áreas de conservação ambientais do Rio Grande do Norte, com mais de 154 hectares de área protegida. Sua biodiversidade é remanescente da Mata Atlântica e outros ecossistemas associados, como Cerrado e Caatinga, tendo uma variedade de espécies animais, como raposas-do-mato, saguis, araras, jibóias e outros tantos mamíferos, aves, répteis, anfíbios e insetos. Além da fauna, o Parque registra quase 200 espécies de plantas, com destaque para os seus cajueiros e mangabeiras. Os destaques ficam por conta do lagarto-de-folhiço (Coleodactylus natalensis), conhecido como o menor lagarto das Américas, medindo em média 22,2 mm de comprimento.  Outro destaque remanescente da Mata Atlântica é a Cattleya granulosa, a orquídea “do mato” com maior registro nos parques de Natal. 

O parque é gerido e cuidado pela Semurb, que mantém um constante trabalho junto ao seu Setor de Manejo Ambiental e Pesquisas Científicas e a Base de Agrupamento de Ação Ambiental e da Ronda de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, fazendo monitoramentos e garantindo a proteção da área contra incêndios, erosões e invasões. 

O espaço possibilita aos seus visitantes, a realização de lazer contemplativo, com caminhada nas trilhas pavimentadas e nas trilhas naturais (mediante agendamento), realização de atividades físicas, como corrida e ciclismo, além de academia da terceira idade. Ainda possui o destaque do Mirante da Torre e o Memorial Natal, obra projetada pelo icônico arquiteto Oscar Niemeyer, onde além de contemplar uma bela vista aérea de Natal/RN, os visitantes também podem ter acesso à história da nossa cidade através de relatos e da exposição de materiais históricos.

O Parque da Cidade encontra-se com seu funcionamento normal, abrindo todos os dias, das 5h da manhã até as 17h30, sendo permitida a realização de lazer contemplativo, atividades físicas e/ou recreativas, realização de trilhas, visita às exposições e atividades junto ao setor de educação ambiental. 

Bosque das Mangueiras
Além do Parque, a Semurb ainda é responsável pelo cuidado com o Bosque das Mangueiras, localizado no bairro de Lagoa Nova. É um bosque urbano, que integra o cuidado com a vegetação local, remanescente da Mata Atlântica, com inúmeras atividades voltadas à população natalense. O espaço possui uma vasta biodiversidade de plantas locais e regionais, como o pau-brasil, pitangas e pitombas, além de muitas outras árvores e animais. 

Dentro do bosque, também são feitos trabalhos de apoio à agricultura urbana e orgânica, realizada por pequenos produtores. O local foi contemplado com o Projeto de Fomento à Agricultura Agroecológica Urbana, concebido através de convênio SICONV N° 828301/2016, cuja proposta visou a requalificação como meio de consolidação da agricultura urbana orgânica em Natal. A ideia é a utilização dos espaços para o fomento da agricultura urbana de forma sustentável. O Bosque ainda conta com áreas para lazer e atividades físicas, como corrida e ciclismo, voltados para o uso da população. Durante o mês de junho, a equipe do Bosque das Mangueiras realizará ações educativas de botânica e compostagem, abertas para o público (mediante inscrição). 

Em março deste ano, o Prefeito de Natal, Álvaro Dias e a Semurb, com apoio das Secretarias de Mobilidade Urbana (STTU), Infraestrutura (Seinfra) e Serviços Urbanos (Semsur), entregaram o Bosque reformado e revitalizado, para melhor atender às demandas natalenses. Uma nova pista de caminhada, melhorias na iluminação e paisagismo, além de obras de infraestrutura, foram concluídas este ano.  

Parque Ecológico
Por fim, uma terceira opção de lazer ambiental oferecida em Natal é o Parque Ecológico de Capim Macio, situado no bairro de mesmo nome. O espaço tem a missão de preservar a natureza e gerar qualidade de vida à população de Natal e seus turistas, a Semsur é responsável pela manutenção dos equipamentos, manejo das árvores e limpeza e capinação das áreas internas e externas do parque. 

A biodiversidade do parque é grande, possuindo 29 espécies de plantas, que fazem parte de 13 famílias botânicas diferentes. Além disso, o espaço serve de corredor ecológico para a fauna e flora regional.

É atrativo por possuir áreas de lazer e integração do verde com o urbano. Possui quadra poliesportiva, alamedas para a prática de caminhada, mesas e espaços de convivência, bicicletário e pátio para eventos, além de diversos mecanismos de acessibilidade e está aberto todos os dias da semana das  5h da manhã até às 22h. Para receber melhor os visitantes, o Parque Ecológico passou por inúmeras reformas e adequações e foi entregue revitalizado em agosto de 2022, pelo prefeito Álvaro Dias. 

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente e aproveite desses espaços da cidade. 



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css