29/05/2023 13:00
  • CMEI Professora Raquel Filgueira promove o 1º Encontro da Família em 2023
Foto: Adrovando Claro/ SME

O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Raquel Maria Filgueira realizou no último sábado (27), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), localizado no bairro Nossa Senhora de Nazaré, o 1º Encontro da Família, que também serviu para encerrar as atividades da Semana do Bebê. A unidade de ensino atende 240 crianças dos níveis II ao IV da Educação Infantil.

Durante o evento as crianças apresentaram as danças preparadas durante a semana e uma palestra sobre o parto natural e os cuidados com a gestante e o bebê e a vida em família, feita pela doula Carolina Giovannini que mantém relação duradoura com a unidade de ensino. Atualmente um dos sete filhos estuda no CMEI e outros já passaram pela instituição.

“Na palestra eu falo um pouco sobre a promoção de uma gestação saudável. Isso inclui desde o pré-natal em saúde, como também de saúde mental da mãe e da mulher, porque existem estudos que comprovam que uma gestação bem ambientada, bem concebida, cercada de cuidados em saúde, teríamos uma população muito mais saudável fisicamente, cognitivamente”, disse a doula mãe de Ariel Soares, de quatro anos, matriculado no CMEI Professora Raquel Maria Filgueira. Giovannini trabalha com preparação, acompanhamento na gestão, parto e pós-parto.

Sobre o evento que reúne a comunidade escolar, Carolina Giovannini destacou a importância. “É um momento que a gente pode celebrar a maternidade, celebrar a vida que a gente tem em comunidade também, desde a nossa família, mas também estamos aqui com outras pessoas que são da comunidade escolar, do bairro, professores, e isso é um momento muito importante para nossa família”, pontuou.

A gestora pedagógica Karoline Rose Soares, falou sobre as práticas educativas desenvolvidas pela unidade de ensino, principalmente que possibilitem a interação com as famílias. “As dinâmicas do CMEI são práticas educativas fundamentadas na ética pedagógica, nas Referências Curriculares da Educação Infantil e na Base Nacional Comum Curricular, em diversos documentos oficiais e em uma visão de mundo, alicerçados em pesquisas, em planejamentos, em criatividade, humildade, bom senso, na alegria, na pedagogia do amor, da escuta e da afetividade. Assim, realizamos mais um momento de aprendizagens na Educação Infantil. Acolher a todos com amor é a filosofia do nosso CMEI”, disse.