Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

24/06/2022 11:00
  • SME realiza formação para monitores do Programa Brasil na Escola  
Foto: Manoel Barbosa/SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Departamento de Ensino Fundamental, realizou durante quatro dias desta semana, a Formação de Monitores do Programa Brasil na Escola, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A formação que encerrou nesta quinta-feira (23) teve como objetivo promover diálogos e reflexões sobre o trabalho que será desenvolvido nas práticas de monitoria de acompanhamento personalizado das aprendizagens com estudantes da Rede Municipal que apresentam dificuldades em leitura, escrita e matemática.   
 
De acordo com a chefe do Setor de Educação de Tempo Integral, Andrea Rossely da F. Bezerra, o programa vai contemplar 11 escolas de Ensino Fundamental, beneficiando assim, 5.845 alunos, que equivale 40% dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. O investimento federal é na ordem de R$ 951.650,00.   
 
“A formação foi planejada e desenvolvida por assessores pedagógicos dos setores de Educação de Tempo Integral e Ações e Projetos do Ensino Fundamental, a partir da análise dos materiais estruturados oferecidos pelo programa para as intervenções pedagógicas. Foram abordados nos encontros formativos temas considerados fundamentais para uma formação inicial de monitores de Língua Portuguesa e Matemática”, ressaltou Andrea Rossely.   
 
O Programa Brasil na Escola foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), com a finalidade de induzir e promover estratégias e inovações para assegurar a permanência, aprendizagens e a progressão escolar, com equidade e na idade adequada dos estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental.
 
Um dos participantes da Formação de Monitores foi Railson Pereira Figueiredo, que leciona Língua Portuguesa na Escola Municipal Professora Francisca de Oliveira. “Aprofundamos questões literárias importantes para trabalharmos e despertarmos os alunos em sala de aula. Os monitores vão ajudar no papel da alfabetização e do letramento dos alunos, que de alguma forma, foram prejudicados na pandemia ou que tenham dificuldades nos estudos”, afirmou o professor.   
 
A pedagoga Maria Lucicleide da Silva França também aproveitou os dias de formação. “Absorvi muitas informações, temáticas, troca de ideias, experiências vividas com o grupo e professores que trouxeram conhecimentos grandiosos para atuarmos com os alunos”, disse.  
 
O programa vai beneficiar as escolas municipais: Celestino Pimentel, Professora Francisca de Oliveira, Professora Francisca Ferreira da Silva, Irmã Arcângela, João XXIII, Professor José Melquíades de Macedo, Vereador José Sotero, Professora Josefa Botelho, Professor Otto de Brito Guerra, Professor Veríssimo de Melo e Professora Maria Alexandrina Sampaio. 



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css