27/05/2022 11:00
  • Centros Municipais de Educação Infantil participam ativamente da Semana do Bebe Natalense
Foto: Nathália Nunes/ SME

Seguindo a programação da Semana do Bebê Natalense, mais dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) participaram das ações em favor da primeira infância, com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil, uma prioridade. Na manhã desta quinta-feira (26), atividades de promoção à saúde e educativas aconteceram no CMEI Galdina Barbosa Silveira Guimarães (Mãe Luiza) e CMEI Professora Maria de Fátima Medeiros de Araújo (Lagoa Azul).

No CMEI Galdina Barbosa a ação foi dividida em dois momentos: acolhimento e circuito nas salas. Na primeira abordava as potencialidades do corpo da criança, já na segunda sala falava sobre o período de gestação, e a terceira sala era sobre a autonomia da criança.

A gestora pedagógica do CMEI Galdina Barbosa, Cristiana Gabriela Domingos Gomes, relatou que a Semana do Bebê tem sido bastante rica. “As famílias se envolveram, as mães fizeram relatos do período de gestação e do nascimento dos bebês, depoimentos sobre a primeira infância, de como é, de quais foram as primeiras palavrinhas e quando aprenderam a andar. Dessa forma, as crianças ouviram os relatos, se emocionaram, a gente percebeu que proporcionou para nós uma integração maior com a família porque eles se sentiram acolhidos no sentido de, a partir dos relatos das memórias afetivas, sentir a valorização. Também foi trabalhada a autonomia e conquistas das crianças”, afirmou a gestora.

A mãe de Suilane Valentina Florêncio Pereira, do CMEI Galdina Barbosa, Jéssica de Lima Florêncio, relatou que “é gratificante participar desse momento, porque nós como pais, criamos com muito amor, planejamos um futuro, então participar desses encontros e ver a evolução deles, é muito gratificante e prazeroso”.

Já no CMEI Professora Maria de Fátima Medeiros, situado no Conjunto Nova Natal, Zona Norte, ocorreu uma Roda de Conversa sobre vacinação, aleitamento materno e saúde bucal, além de apresentação teatral das crianças. Os pais e a comunidade escolar também participaram da ação. O CMEI atende 326 crianças, dos Níveis I ao IV.

A gestora pedagógica, Maria de Fátima Xavier Penha, do CMEI Professora Maria de Fátima Medeiros, falou que a parceria entre família e escola é importante para desenvolver um trabalho de qualidade na instituição. “Esse projeto que a Prefeitura desenvolveu, juntamente com as secretarias, é fundamental para que possamos aprimorar ainda mais o trabalho, buscando mais conhecimentos, através das palestras de promoção à saúde e atividades educativas realizadas. As orientações são bastante importantes para que o cuidar aconteça”, relatou Penha.

Participando da programação estava Jéssica Caroline Justina da Silva, mãe de Anny Caroline Justina Xavier, de três anos, do Nível II do CMEI Maria de Fátima. “Nesta ação conhecemos mais sobre os nossos filhos e os cuidados que devemos ter com eles. O cuidado que se tem aqui no CMEI, com as crianças, faz toda a diferença. Vou sair daqui emocionada”.

Durante toda esta semana a equipe do Departamento de Educação Infantil (DEI) da SME-Natal acompanhou as atividades educativas realizadas na Semana do Bebê Natalense. “É importante que as famílias possam entender a profundidade e o cuidado que se deve ter com as crianças nessa faixa etária da primeira infância. É necessário valorizar desde o nascimento, o cuidado do aleitamento e todo o seu desenvolvimento infantil, no alimentar, respirar, no trocar e no desenvolver. Os CMEI estão nessa Semana do Bebê reforçando os cuidados, o carinho, a atenção e a importância de valorizar a aprendizagem”, concluiu a chefe do Setor de Planejamento e Avaliação da Educação Infantil, Angélica Priscila Rodrigues Renzo.