Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

26/05/2022 15:00
  • Rede Municipal de Ensino elege hoje os representantes do Conselho Escolar  
Foto: Lili Gomes/SME

A Rede Municipal de Ensino de Natal escolhe democraticamente os representantes dos Conselhos Escolares nas 146 unidades de ensino. A eleição acontece durante toda esta quinta-feira (26), nos mesmos horários que equivalem às aulas e os representantes serão escolhidos nos segmentos de pais ou responsáveis, estudantes, funcionários, professores e direção em cada uma das unidades de ensino.
 
A votação está acontecendo de forma direta, secreta e efetiva, por meio de cédula, mediante assinatura do eleitor na lista de votação própria. O resultado final será divulgado no dia 31 de maio.  Podem votar pais ou responsáveis, estudantes a partir de 12 anos, funcionários efetivos, professores e direção escolar.  Cada conselheiro eleito terá mandato de três anos.  
 
“A eleição dos conselheiros escolares é mais um exercício da gestão democrática na Rede Municipal de Ensino de Natal. A participação dos vários segmentos que compõem este colegiado é fundamental para o pleno exercício e funcionamento das nossas escolas e centros municipais de educação infantil”, declarou a secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz.     
 
Para Maria de Fátima Xavier da Penha, gestora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria de Fátima Medeiros, é fundamental ter um conselho escolar atuante e o processo de eleição democrática viabiliza a seleção de um conselho que esteja em sinergia com os interesses da comunidade escolar. “Precisamos somar os olhares dos pais, professores e dos funcionários, que são importantes, pois eles têm um olhar além do nosso. O conselho escolar soma forças para que a instituição caminhe com o atendimento de qualidade”, afirmou a gestora.
 
Também participando do processo de votação estava a inspetora da Escola Municipal Professor Antônio Campos e Silva, Josélia Silva dos Santos, que comentou que a direção precisa do conselho para ter um espectro cada vez maior das necessidades dos alunos e da instituição escolar. “A gestão tem que ser uma gestão onde vários segmentos estejam presentes. Demandas que muitas vezes a direção sozinha não dá conta. Com o conselho escolar, a função de observar as necessidades educacionais se torna mais eficiente”, declarou a inspetora.  
 
O aluno João Vitor Pereira de Lima, matriculado no 5° ano da Escola Municipal Professor João Paulo II, contou sobre o momento das eleições para conselheiros escolares. “Acho muito legal. A votação é muito importante para nossa escola”, disse o estudante que tem 12 anos. Quem também relatou a participação no processo eleitoral foi Josineide Alexandre Rodrigues, mãe de Arthur Vicente Alexandre, aluno matriculado na Escola Municipal Professor Antônio Campos e Silva. “Acho um ato de democracia, pois podemos eleger uma pessoa que conhecemos o trabalho, que é da comunidade, que está na nossa realidade e dia a dia. Essa pessoa será uma conexão entre os pais e a gestão escolar”, ressaltou a mãe. 
 
“A eleição dos conselheiros escolares é a concretização de um processo sonhado e construído pela Rede Municipal há algumas décadas, e representa a participação de todos os segmentos da comunidade escolar para escolha de seus representantes no Conselho Escolar. É imprescindível a participação de todos e todas nesta eleição de representantes”, finalizou Márcia Praxedes, chefe do Setor de Planejamento e Avaliação de Gestão Escolar (SPAE).  





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css