Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

24/05/2022 15:40
  • Professores de Artes destacam os 100 anos da Semana de Arte Moderna durante formação
Foto: SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal segue com o compromisso de proporcionar o processo permanente de formação continuada dos professores e educadores da Rede Municipal de Ensino. Um total de 72 docentes da disciplina de Artes participaram da FormArtes, na tarde da segunda-feira (23). O encontro de forma online contou com palestra da professora mestre Rejane Souza, da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte (SEEC), com o tema “Sentidos da Presença Feminina na Semana de Arte Moderna”.  

 

A assessora pedagógica da SME-Natal, Adeilza Gomes, relatou que neste ano a disciplina vai ser inspirada pelo centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, criada em São Paulo. “O objetivo é publicizar a proposta da formação docente continuada de Artes e sensibilizar professores para educar nos Anos Iniciais e em Anos Finais, considerando desafios e possibilidades do ensino e da aprendizagem nas Artes Visuais, Dança, Música e Teatro sobre o olhar da pedagogia contemporânea. E considerando como tema central a participação de mulheres artistas na Semana de Arte Moderna”, explicou a assessora.

 

A palestrante Rejane Souza comentou que “quando se fala em modernismo e Semana de Arte Moderna, é porque houve uma brusca quebra de paradigmas e do modelo já consolidado anterior a semana, tanto, quando se entra no universo das artes e da literatura, se percebe isso com muita visibilidade”. Entre as artistas destacadas na Semana de Arte Moderna, Rejane Souza apontou Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, que “dão ênfase em trazer elementos da nossa nacionalidade e da nossa cultura, como indígena, negro, como as denúncias sociais, tudo isso vai estar presente nessa leitura que que essas mulheres que traz em suas artes”, reforçou.  

 

A professora Miecíma Sousa, que leciona do 1º ao 5º ano na Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra Furtado, comentou na formação que vai se inspirar no tema para realizar um trabalho de Artes Visuais utilizando a professora que deu nome à escola, procurando junto aos alunos saber porque a instituição foi contemplada com esse nome e sobre a história da professora Almerinda. “A partir da foto da professora Almerinda, vou pedir aos alunos para fazer uma releitura de imagem e com aquele trabalho representar também graficamente alguém da sua família”, exemplificou.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css