12/01/2022 13:00
  • Semtas reafirma parceria com Patrulha Maria da Penha e garante acompanhamento às mulheres
Foto: Semtas

Na manhã desta terça-feira (11), o titular da Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social - Semtas, Adjuto Dias, se reuniu com a secretária Municipal de Defesa Social - Semdes, Sheila Freitas, e parte da equipe operacional da Patrulha Maria da Penha para reafirmar a parceria de concessão continuada de cestas básicas a mulheres vítimas de violência doméstica. As cestas serão entregues a vinte mulheres, que hoje estão sob proteção e amparo das guarnições da Guarda Municipal.

Além da segurança alimentar, a Semtas também está garantindo a capacitação profissional, por meio de cursos de qualificação que possibilitam a reinserção social dessas mulheres atendidas pela Patrulha.

Durante a reunião, o secretário Adjuto Dias também afirmou que está sendo debatido a disponibilização de um psicólogo do quadro da Semtas para atuação específica junto às mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha.

“O trabalho de acompanhamento psicológico é imprescindível. Garantir a dignidade dessas mulheres é também assegurar que a saúde mental delas seja preservada. Muitas dessas mulheres passaram anos tendo sua vida ameaçada. Vamos garantir que elas tenham esse acompanhamento psicológico e que ele seja parte da transformação de vida dessas mulheres, que foram vítimas de violência”.

A Patrulha Maria da Penha de Natal é referência no Brasil, e hoje é responsável pela proteção de mais de 40 mulheres. O trabalho pioneiro inspirou outros municípios do RN a também criarem patrulhas de proteção à mulher vítima de violência doméstica.

Além de capacitar novos agentes de segurança para atuarem nas Patrulhas, Natal vem contribuindo para o fomento de uma rede cada vez mais ampla em defesa da mulher e da vida.