28/12/2021 06:00
  • Ordem de serviço para obras no entorno do Complexo da Redinha será assinada nesta terça-feira (28)
Foto: Manoel Barbosa/ Secom

Nesta terça-feira (28), às 11h, no Palácio Felipe Camarão, o prefeito Álvaro Dias, acompanhado do secretário Carlson Gomes, titular da Secretaria de Obras Públicas (Semov), assina a ordem de serviço para a contratação de empresa de engenharia que fará o recapeamento asfáltico da rua Maruim e requalificação viária da Rua Francisco Ivo, além da acessibilidade do quebra-mar, na praia da Redinha.

De acordo com o prefeito Álvaro Dias, o projeto faz parte das obras do Complexo Turístico da Redinha, que será tocado pela administração municipal no início de 2022. "Esse primeiro lote de serviços dará maior fluidez, segurança e uma rede de drenagem moderna que, quando pronta, interligará as vias ao Complexo Turístico. Na rua Maruim, atualmente em terreno carroçável, faremos a pavimentação asfáltica com duas faixas de rolamento em cada sentido, separadas por uma ciclovia em canteiro central, além de dotar de amplas calçadas arborizadas em toda sua extensão. Fora tudo isso, construiremos uma praça com academia que proporcionará melhor uso aos moradores da região", ressaltou o prefeito.

O segundo trecho da Rua Maruim que receberá os serviços será o antigo acesso à Balsa da Redinha. "O trecho, com cerca de 730 m, terá novo pavimento asfáltico, calçadas padronizadas, arborização, ciclorrotas, e moderna iluminação pública", pontuou o titular da Semov, secretário Carlson Gomes.

Nível de calçada e quebra-mar

Ainda dentro do escopo das obras, a Prefeitura do Natal irá promover a modernização da rua Francisco Ivo e o chamado quebra-mar.

De acordo com o secretário Carlson Gomes, os trabalhos nos dois locais serão executados no conceito de "ruas completas", que integram toda a região. "A Francisco Ivo é a principal via da orla da Redinha, por isso, o nosso maior cuidado com a sua modernização,tendo seu pavimento em asfalto substituído por material drenante que possibilitará a melhoria significativa na drenagem local", informou Carlson Gomes.

O novo pavimento será executado no nível das calçadas, sem com isso, apresentar diferença de cota entre as calçadas e a faixa de rolamento dos veículos, que será separada por balizadores fixos.

No quebra-mar, os técnicos da Secretaria Municipal de Obras farão a recuperação da estrutura por meio da execução de piso de concreto pigmentado sobre o atual revestimento em paralelepípedo. "Também faremos a melhoria da iluminação, bem como a criação de um mirante na extremidade do espigão, promovendo um espaço de contemplação aos pedestres, para que aproveitem a vista do mar e da fortaleza dos Reis Magos", finalizou o secretário Carlson Gomes, da Semov.